“Não tenho palavras para definir o intenso trabalho e compromisso dos profissionais de saúde durante a pandemia de Covid-19 e, sem o SUS, a barbárie seria ainda maior. Aos profissionais do Risoleta, digo que se não fosse por vocês e pela existência dessa Instituição, a população do Vetor Norte de Belo Horizonte e arredores não teria acesso adequado aos serviços de saúde, pois a estrutura da região Centro-sul não conseguiria atender a demanda de uma população tão vulnerável.”
Unaí Tupinambás (UFMG)
Conversamos com Unaí Tupinambás, professor, infectologista do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e ex-membro do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH).
Em entrevista exclusiva, ele falou sobre os aprendizados com a pandemia, a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) para enfrentar crises sanitárias e o que o futuro nos espera.
Na sua visão de profissional da saúde e pesquisador, devemos nos preparar para a próxima fase (pós-covid) e novas pandemias. Mas mais que isso: é preciso repensar nossa relação com a natureza diante de tantos crimes ambientais, da destruição da biodiversidade e da forma como interagimos com nossa casa, o planeta Terra. “Avançamos na criação de vacinas, mas as pandemias continuarão a surgir se não repensarmos nossa forma de lidar com o meio ambiente”, alerta.
Confira na íntegra a entrevista com Unaí Tupinambás em áudio:
“Não devemos menosprezar sintomas gripais. Autocuidado é importante, como completar o ciclo vacinal, usar máscaras e manter medidas de proteção coletivas”
destaca o infectologista.