Laboratório de Análises Clínicas

Desde dezembro de 2012, o serviço laboratorial do Risoleta é próprio, acompanhando um novo ciclo de crescimento da Instituição diante da necessidade de aplicação adequada dos recursos, aliado às modernas práticas de gestão em medicina laboratorial e à potencialidade de atuação do laboratório em projetos de extensão ao ensino e pesquisa.

O Laboratório de Análises Clínicas do Risoleta oferece serviços de apoio diagnóstico complementar à assistência ao paciente. O moderno parque tecnológico do setor, somado a uma equipe especializada, constitui uma estrutura para exames de média e alta complexidade nas diversas áreas da saúde: medicina diagnóstica, anatomia e citologia e medicina ocupacional.

Ele tem como prioridade a inovação e o constante aperfeiçoamento técnico e científico, garantindo a excelência na realização dos exames e a confiabilidade dos resultados. A maior parte do processo é automatizado com avançado suporte de sistema de informática laboratorial.

Em 2020, foram realizados mais de 640 mil exames, com uma média de 200 coletas por dia. Da coleta do material a ser analisado, até a entrega do resultado do exame, todo o processo é relizado de maneira informatizada..

O Laboratório do Risoleta recebe estagiários dos cursos de Farmácia, Biomedicina e Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e de cursos técnicos da Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (UTRAMIG) e do Colégio Técnico da UFMG (Coltec).

Radiologia

O setor de Diagnóstico por Imagem atende os pacientes internados no Hospital e também aqueles que recebem atendimento no Ambulatório.

Na Radiologia, são realizados os exames de: raio-x, tomografia, ultrassonografia, ecocardiograma, doppler venoso e arterial, além de endoscopia e colonoscopia.

O setor conta com excelentes equipamentos e busca sempre atualizar seu parque tecnológico e a qualificação de seus profissionais para manter a qualidade do atendimento.

A equipe de Radiologia conta com 105 profissionais, sendo 31 médicos, 16 técnicos de Enfermagem, 51 técnicos em Radiologia e sete administrativos.

Em 2020, foram realizados mais de 110 mil exames de imagem.