Academia da Cidade

Em 2006, a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH) implantou o projeto “Academia da Cidade”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA/BH), com incentivo do Ministério da Saúde.

Contando com profissionais de educação física, as Academias da Cidade buscam promover saúde e qualidade de vida por meio de aulas de atividade física e abordagem de temas importantes para a grantia de uma vida saudável.

Elas estão disponíveis em todas as regionais da capital e são ofertados horários de aula que podem variar de segunda a sábado, nos turnos manhã, tarde e noite. Cada usuário participa das aulas três vezes por semana, e essas possuem duração de uma hora cada. As atividades são gratuitas e qualquer pessoa, preferencialmente acima de 18 anos, pode buscar o serviço, procurando seu Centro de Saúde ou a Academia que considerar mais próxima.

Um desses espaços da Regional de Venda Nova funciona no Risoleta para acesso dos usuários.

Rua das Gabirobas, 1 – Vila Clóris – Venda Nova
Horário de funcionamento: 07h às 12h
Contato: (31) 3459-3416

Atenção! Devido à pandemia da Covid-19 as atividades estão suspensas pelo Decreto da PBH.

Laboratório do Movimento

O Laboratório do Movimento (Labmov) é um projeto da Escola de Educação Física e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), voltado para a prática de exercícios físicos destinados à comunidade, incerindo o profissional de Educação Física na área da saúde por meio do trabalho interdisciplinar e da oferta de exercício físico, de lazer e esporte terapêutico.

No Risoleta, o Labmov funciona no mesmo espaço que a Academia da Cidade.

Com o decreto da PBH que suspende essas atividades, desde 2020, o LabmovOnline oferece uma série de vídeos com de exercícios físicos que contribuem para a melhoria da qualidade de vida. Ainda, busca reduzir o estresse e sedentarismo, prevenir doenças, fortalecer o sistema imunológico, diminuir a tensão muscular e melhorar a disposição física.

Acesse aqui os vídeos do LabmovOnline!