Informações aos usuários

O atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), direito garantido a qualquer cidadão brasileiro, se dá a partir de um modelo baseado na hierarquização das ações e serviços de saúde por níveis de complexidade.

Um dos valores do Risoleta é a “Centralidade no Usuário”, reconhecendo que cada paciente é único, com suas necessidades, escolhas, potencialidades, valores e crenças.

Nesse sentido, a partir do momento em que o usuário acessa os espaços do Hospital, o respeito e a cordialidade são presentes no acolhimento, visto que o nosso trabalho e dedicação são em prol de nossos usuários.

Ao ser atendido no Risoleta você terá:

• Sua privacidade resguardada;
• Suas informações mantidas em sigilo;
• Garantia de atendimento de acordo com o nível de gravidade que se encontrar;
• Atendimento integral e individualizado conforme as suas necessidades;
• Atendimento humanizado ofertado por equipe multiprofissional;
• Informações sobre todos os procedimentos que poderá ser submetido e suas implicações.

>> Confira aqui a Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde, publicado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS). 

Em função da situação epidemiológica atual – relacionada ao aumento de influenza, covid-19 e outras síndromes respiratórias – foram alteradas as diretrizes relacionadas aos visitantes, acompanhantes e ao boletim médico

Abaixo, diretrizes válidas a partir do dia 04/04/2022.

Atualizado em 04/04/2021

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Exigências para entrada de visitantes e acompanhantes

regras_acesso_hospital
  • Apresentação de documento de identificação com foto: Carteira de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CHN), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), ou documento de identificação digital válido em todo território nacional, atualmente, CNH e Documento Nacional de Identidade (DNI)
    • Apresentação do cartão de vacinação contra a covid-19* com ciclo vacinal completo OU teste para covid-19 com resultado negativo ou não reagente nas últimas 48h. *Pelo aplicativo ConecteSUS você pode emitir a Carteira de Vacinação Digital que contém dados como data, local e marca da vacina. Ele pode ser baixado via App Store ou Play Store.
    • Ausência de sintomas gripais/respiratórios.
    • Uso de máscara cobrindo nariz e boca e higienização de mãos com água e sabão ou álcool 70%, conforme recomendações dos órgãos sanitários.

Diretrizes para visitas e boletim médico

Pronto-Socorro – Unidades de Emergência Clínica e Cirúrgica 

  •  Total de 2 visitantes por dia, sendo um visitante por horário:

14h às 15h;

21h às 22h.

  •  Boletim médico presencial uma vez ao dia, de acordo com a hora de chegada do paciente:

– chegada entre 7h e 13h – Boletim médico entre 14h e 15h
– chegada entre 13h e 19h – Boletim médico entre 21h e 22h
– chegada entre 19h e 7h – Boletim médico entre 14h e 15h

Para pacientes em permanência na sala desde o Boletim do dia anterior – Boletim médico entre 14h e 15h.

Pronto-Socorro – Observação feminina, masculina e mista, PA Cirúrgico e Sala Amarela 

• 1 visitante no horário de 11h às 12h.

• Boletim médico presencial no horário de 11h às 12h.

Enfermarias – Clínica Cirúrgica e Clínica Médica (3º, 4º, 5º e 6º andares)

• Total de 2 visitantes por dia, entre 6h e 22h (somente um por vez).

• Boletim médico presencial no horário de 10h às 13h.

 

CTI Adulto (1, 2 e 3) 

• 2 visitantes por dia, sendo um visitante por horário:

11h às 12h30;

16 às 17h.

 

• Boletim médico presencial no horário de 11h às 12h30.

Maternidade – Alojamento conjunto

• 2 visitantes por dia, no máximo, e somente um por vez, entre 7h e 19h; 

• Boletim médico no período da manhã.

Maternidade – Neonatologia e Unidade Anexa Neonatal

• A mãe pode permanecer em período integral como acompanhante do bebê. O pai ou a figura parental da escolha da mãe entra como acompanhante do bebê nos seguintes horários:

– leitos ímpares – 10h às 12h; 

– leitos pares – 12h às 14h.

Situações especiais serão acolhidas e direcionadas pela equipe do setor com o devido repasse para a Recepção liberar a entrada.

 

Óbito

Caso ocorra óbito em qualquer unidade assistencial serão autorizados até 2 visitantes (se o paciente tiver acompanhante deve entrar somente 1 visitante).

Visita religiosa

Será permitido 1 visitante religioso sob demanda do paciente ou da família para qualquer unidade assistencial. A liberação será acordada entre a equipe da Recepção e, posteriormente, acontecerá o agendamento com a unidade assistencial.

A visita é individual (grupos não estão permitidos).

Acompanhantes nas unidades hospitalares

• Permitido 1 acompanhante nos casos previstos em lei: gestantes e puérperas, menores de 18 anos, pessoas com deficiência e idosos acima de 60 anos.

• Será permitida 1 troca de acompanhantes em 24 horas, no período de 7h às 21h.

 No Bloco Cirúrgico não está prevista a presença de acompanhantes. As cirurgias eletivas de pacientes que não estão internados encontram-se temporariamente suspensas.

• Situações especiais serão acolhidas e direcionadas pela equipe do setor com o devido repasse para a Recepção liberar a entrada.

Pacientes internados com confirmação de Covid-19 

NÃO é permitida a presença de visitantes nem acompanhantes na unidade. 

O Hospital resguarda o boletim médico para casos confirmados de Covid-19, que será feito mediante contato telefônico, de forma individualizada aos familiares a depender da área que o paciente estiver internado.

 

Cigarro e saúde não combinam! Não fume na área do Hospital.

Plantas, alimentos e
medicamentos não devem ser trazidos para o paciente!

Bolsas e sacolas devem ser guardadas no guarda-volumes. O Hospital não se
responsabiliza pela guarda de objetos.

Pessoas com sinais de uso
de drogas não podem
entrar no Hospital.

Informações sobre pacientes não são transmitidas por telefone.

Higienize suas mãos ao entrar e ao sair do quarto do paciente.

Não sente ou deite no
leito com o paciente.

Quando estiver doente,
não realize visitas.

Roupas de cama e banho,
equipamentos e materiais
deste Hospital são para utilização coletiva. Enquanto estão sob seu uso, são de sua responsabilidade.

Acompanhantes e visitantes
devem apresentar documento com foto na recepção da Portaria Principal.

O crachá de identificação
deve ser mantido em local
visível durante a
permanência no Hospital.

As trocas de acompanhantes
e visitantes são apenas pela
Portaria Principal.
Os trabalhadores não estão
autorizados a chamar
pessoalmente ou telefonar
para ninguém.

Circule apenas pela ala em
que o paciente conhecido
estiver internado.