Residência Médica e Multiprofissional

O Risoleta oferece 30 vagas, distribuídas em quatro especialidades médicas e em duas áreas de atuação: 

 

Os Programas de Residência em Clínica Médica e Cirurgia do Trauma funcionam desde 2013 e, a partir de 2014, foi criado o Programa de Residência em Neurologia. Em 2019, tiveram início as Residências em Medicina Paliativa e em Ortopedia e Traumatologia.

Ressalta-se o pioneirismo do Risoleta no que diz respeito ao serviço de Medicina Paliativa, sendo a primeira instituição de Belo Horizonte com equipe hospitalar em cuidados paliativos e Unidade de Cuidados paliativos, atualmente com 16 leitos; e uma das primeiras a oferecer a Residência em Medicina Paliativa.

O Hospital conta com a Residência Multiprofissional vinculada, no âmbito da UFMG, à Pró-Reitoria de Pós-graduação e à Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU/UFMG).  São 12 vagas, em duas áreas de atuação:

A implementação dessas Residências constitui abordagem estratégica de formação na busca da superação de modos de assistência e ensino insuficientes para a integralidade do cuidado em saúde.

 


 

Saiba mais sobre as residências

 Residência em Cirurgia do Trauma

O Hospital possui o 2º maior programa de Residência em Cirurgia do Trauma no Brasil, sendo referência no atendimento em Belo Horizonte. Aqui, os médicos residentes têm a oportunidade de adquirir amplo conhecimento teórico-prático na assistência aos pacientes vítimas dos mais diversos tipos de trauma, que representam 40% dos atendimentos do Risoleta.

Além disso, acompanham a Cirurgia Geral, desenvolvendo habilidades para exercer com excelência o manejo clínico e cirúrgico nas urgências e emergências, além de competências de preceptoria.

Residência em Ortopedia e Traumatologia

Os residentes dessa especialidade encontram um cenário desafiador no Risoleta, que engloba pacientes com perfis de traumatismos causados por acidentes diversos, além de lesões graves com prejuízos físicos e emocionais. 

Das cerca de 450 cirurgias mensais realizadas no Hospital, a Cirurgia Ortopédica responde pelo maior número de procedimentos. 

Residência em Medicina Intensiva

No primeiro ano do programa, o médico atuará na equipe da Clínica Médica e nos dois anos seguintes com profissionais do Centro de Terapia Intensivo (CTI), onde terá experiência junto a uma equipe multiprofissional, no modelo de cuidado diário continuado.

O programa oferece ao residente o acompanhamento por profissionais experientes, além de vivências em um Hospital referência em traumatologia e doenças clínicas, cirúrgicas, neurológicas e vasculares de média e alta complexidade, que atende mais de 1,5 milhão de habitantes do Eixo Norte de BH e municípios do entorno.

Residência em Medicina Paliativa

O foco dessa residência (com duração de 2 anos) é o manejo de pacientes com alta carga de sintomas e sofrimento não aliviado. Os profissionais são treinados para desenvolver comunicação empática e compassiva e elaborar plano de cuidado proporcional à condição clínica e alinhado aos valores do paciente, juntamente com equipe multiprofissional.

Esta é uma oportunidade para aprimorar habilidades em diversos cenários, incluindo aqueles com pacientes agudos, crônicos, em emergência e em ambiente crítico. 

 

Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e Idoso

São duas vagas para enfermeiros, duas para farmacêuticos, duas para fonoaudiólogos, duas para nutricionistas e duas para terapeutas ocupacionais. 

Aqui os residentes desenvolvem competências para atuar em equipes multiprofissionais nas especialidades de Saúde do Idoso, assim como técnicas de intervenção relacionadas à assistência, à gestão e à educação, a fim de atender às metas da integralidade e resolutividade da atenção em saúde e sua integração ensino-serviço-comunidade.

Residência de Enfermagem em Atenção em Urgência e Emergência

Os profissionais de Enfermagem são qualificados para o trabalho inter, multi, e transdisciplinar por meio da educação em serviço, fundamentada nos princípios e diretrizes propostos pelo SUS, desenvolvendo ações de caráter assistencial, gerencial e educativo junto aos pacientes, familiares e cuidadores.

O residente tem a oportunidade de desenvolver competências para atuar em intensivismo, urgência, emergência e trauma, além de aperfeiçoar as competências específicas da Enfermagem nos diferentes níveis de atenção à saúde e para os diversos perfis de pacientes. 



Residência externa

O Risoleta  também é campo de estágio para residentes de outras instituições em diversas especialidades médicas e áreas profissionais da saúde:

Escola de Enfermagem da UFMG (Enfermagem Obstétrica)

Hospital da Baleia (Cirurgia Plástica, Clínica Médica e Ortopedia e Traumatologia)

Hospital das Clínicas de Belo Horizonte (Clínica Médica, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Medicina do Trabalho, Medicina de Emergência, Medicina Intensiva, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia e Traumatologia, Anestesiologia, Medicina de Família e Comunidade, Geriatria, Neurologia, Infectologia, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional)

Hospital Felício Rocho (Clínica Médica, Neurologia, Ortopedia)

Hospital Lifecenter (Clínica Médica)

Hospital Mater Dei (Cirurgia Plástica)

Hospital Madre Teresa (Neurologia, Neurocirurgia)

Hospital Metropolitano Doutor Célio de Castro (Ortopedia)

Hospital Metropolitano Odilon Behrens (Geriatria)

Hospital da Política Militar de Minas Gerais (Clínica Médica)

Hospital Público Regional de Betim (Anestesiologia)

Hospital São Francisco (Clínica Médica)

Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (Clínica Médica, Neurologia, Enfermagem, Fonoaudiologia, Nutrição e Terapia Ocupacional)

Santa Casa de Belo Horizonte (Clínica Médica e Neurologia)

Hospital Socor (Neurologia, Ortopedia)

Hospital Sofia Feldman (Ginecologia e Obstetrícia)

Hospital da Unimed (Neonatologia)

Hospital Vera Cruz (Ortopedia, Cirurgia Geral, Endoscopia e Cirurgia Plástica)