Enfermagem

Este é o maior efetivo do Hospital, com mais de 900 trabalhadores (enfermeiros e técnicos de Enfermagem) e uma das categorias da saúde mais mobilizadas para o gerenciamento dos processos de cuidado. Cabe a essa profissão o compromisso da organização e produção de serviços de saúde para atender às reais necessidades dos usuários e da Instituição.

O cuidado de Enfermagem compreende o elo entre as esferas – gerencial e assistencial – que compõem o trabalho de envolvimento com múltiplas ações no processo de educação em saúde.

Nesse sentido, os métodos de trabalho constroem conhecimentos científicos e articulam as atuações nos diversos serviços de saúde em busca da melhor qualidade do cuidado.

É da responsabilidade da Enfermagem prestar os primeiros atendimentos aos pacientes, realizar exames preliminares, cuidar da higiene, gerir os medicamentos prescritos e acompanhar o quadro geral dos usuários internados. Esses profissionais trabalham junto com a equipe multiprofissional e exercem suas atividades de acordo com o planejamento assistencial de cada paciente.

Farmácia

A Farmácia Hospitalar é uma unidade de apoio aos processos assistenciais, pautada na melhoria da qualidade dos serviços prestados e que visa mais agilidade do atendimento e segurança na utilização do medicamento.

A área conta com farmacêuticos que prestam suporte técnico às equipes de enfermagem, médica e a outros profissionais, por meio da dispensação de medicamentos, informações sobre esses itens, análise de reações adversas, interações medicamentosas e acompanhamento farmacoterapêutico para grupos de maior risco. A dispensação de medicamentos é individualizada por paciente. Todo o Serviço de Farmácia está disponível 24h com o farmacêutico de plantão.

A unidade central da Farmácia tem como principal função a aquisição, o armazenamento do estoque de medicamentos e o abastecimento das unidades satélites. Nesse setor são realizadas atividades como recebimento, codificação em código de barras (rastreabilidade), estocagem, distribuição e controle de medicamentos.

O setor também é responsável pela aquisição de medicamentos que não são padronizados no Hospital, mediante solicitação do médico assistente e avaliação de um farmacêutico. Além da unidade central, há farmácias satélites no Pronto-Socorro, na Maternidade, no Bloco Cirúrgico, CTI, Centro de Atendimento ao Coronavírus e Síndromes Respiratórias Agudas (Cecovid) e nas unidades de internação.

A Farmácia Clínica conta com farmacêuticos clínicos, farmacêuticos residentes e acadêmicos de Farmácia. Entre as atividades desempenhadas está a orientação aos pacientes em uso de insulina, sonda nasoentérica, dispositivos inalatórios, varfarina e enoxaparina, atendimento a interconsultas para casos de maior risco farmacoterapêutico e problemas de adesão ao tratamento, além de um serviço especializado para pacientes em uso de anticoagulantes orais. O setor também presta apoio assistencial com informações técnicas sobre medicamentos, pelo telefone: (31) 3459-3423.

Fisioterapia

A Fisioterapia do Risoleta integra a equipe multidisciplinar, realizando a reabilitação físico-funcional dos pacientes internados em todos os setores do Hospital, desde a admissão até a alta.

É capacitada e especializada, com fisioterapeutas aptos a atender com a melhor qualidade e respeito os pacientes adultos, pediátricos e neonatos, pois oferta serviços qualificados em todas as linhas de cuidado.

A assistência fisioterapêutica ao paciente crítico e clínico é realizada 24h durante todos os dias da semana. As equipes são treinadas para realizar a prevenção e/ou tratamento de complicações respiratórias e motoras, de forma a garantir o melhor prognóstico no quadro clínico e de reabilitação do paciente.

Fonoaudiologia

A Fonoaudiologia integra as equipes multiprofissionais da Instituição, atuando de maneira articulada com as demais profissões da área da saúde, visando maior efetividade do cuidado promovido.

Atualmente, é composta por onze fonoaudiólogos, sendo três da equipe de assistência neonatal e oito da equipe de assistência aos adultos.

A Fonoaudiologia previne e reduz complicações a partir do gerenciamento e desenvolvimento do processo de reabilitação da deglutição e da comunicação de maneira segura e eficaz, agindo de forma precoce, com o paciente ainda no leito.

As intervenções realizadas possibilitam a redução do tempo de internação e da taxa de re-internações por pneumonias aspirativas, contribuindo significativamente para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes e redução dos custos hospitalares.

De maneira integrada com as atividades de formação profissional, a Fonoaudiologia faz parte do Programa de Residência Multiprofissional da Saúde do Idoso do Risoleta.

Nutrição

O Serviço de Nutrição e Dietética (SND) conta com oito nutricionistas que se dividem entre Nutrição Clínica e de Produção, sendo responsável pela alimentação dos pacientes, trabalhadores, residentes, acadêmicos e acompanhantes.

A área de Produção é responsável pelos processos vinculados à preparação e distribuição dos alimentos, com ênfase na segurança alimentar, garantindo a qualidade nutricional e higiênico-sanitária da alimentação.

Já a Nutrição Clínica promove o cuidado nutricional dos pacientes por meio da assistência nutricional e prescrição dietética individualizada.

Atualmente, o SND possui uma padronização que engloba 54 tipos de dietas, garantindo assim a alimentação adequada conforme a consistência prescrita e as características individuais, com uma oferta de macro e micronutrientes para os pacientes.

Em média, são servidas cerca de 2800 refeições por dia no Hospital.

Odontologia

Serviço de Odontologia funcionou no Risoleta, até 2022, sob demanda por meio de interconsultas solicitadas pelos médicos. Após a implementação da nova política hospitalar no estado de Minas Gerais, Valora Minas, na qual a Odontologia foi incluída, passamos a contar com uma profissional dedicada que vem desenvolvendo diversos projetos de saúde bucal da política estadual. A principal atuação do serviço de Odontologia no Risoleta busca prevenir infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), destacando-se a Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAVM). Além disso, identifica e remove focos infecciosos que interfere na recuperação da saúde do paciente internado.

O Hospital é credenciado com o componente de atenção bucal ao paciente internado (C-ABPI) e as metas são cumpridas e avaliadas quadrimestralmente, com envio dos relatórios à Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais.

No Risoleta, os principais marcos da área são:

. Criação do Núcleo de Qualidade em Saúde Bucal (NQSB), em 2023, com atuação contínua e composição formada por lideranças de Enfermagem, CCIH, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Odontologia.
. Implementação dos Protocolos de Higiene Bucal, que exigem treinamento contínuo e ações educativas devido à rotatividade dos trabalhadores.

São desafios do setor a criação de um indicador para avaliação da qualidade da higiene bucal de forma sistematizada em todos os setores e ações educativas para os trabalhadores sobre as boas práticas em saúde bucal. 

Psicologia

O Serviço de Psicologia do Risoleta vem atuando para fortalecer os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), reduzindo desigualdades sociais e trabalhando para a garantia do direito de acesso da população ao cuidado em saúde mental.

Para tanto, esse serviço aprimorou ferramentas da clínica ampliada e da técnica psicanalítica para o fortalecimento de um modelo alinhado aos objetivos de cuidado psicossociais do SUS.

Diariamente, a Psicologia prioriza o atendimento de perfis de alta complexidade e gravidade, abordando situações de:

. tentativas de autoextermínio;
. violências por arma de fogo e arma branca;
. violências físicas e/ou sexuais realizadas contra minorias e grupos vulneráveis;
. condições de grave incapacidade orgânica (câncer, HIV/AIDS, amputação de membros);
. pessoas em mecanismo de morte, complicações graves por uso abusivo de álcool e outras drogas, condições de sofrimento mental em crise, agravo de processos mórbidos por condições de situação de rua e extrema pobreza.

Atualmente, o serviço é composto por nove psicólogas e uma coordenadora, estando presente no Hospital todos os dias da semana.

Serviço Social

O Serviço Social é uma profissão que utiliza do instrumental científico das Ciências Humanas para compreender, analisar e promover num trabalho multiprofissional articulado, intervenções nas relações entre os homens na vida social, desenvolvendo uma ação global de caráter sócio- educativo e de prestação de serviços, inserindo-se nas diversas áreas das políticas sociais.

No Risoleta, o assistente social constrói sua expertise nas intervenções junto aos indivíduos e famílias em vulnerabilidade social, a partir de uma escuta qualificada que orienta o desenvolvimento de ações para assegurar direitos e acesso à rede sócio-assistencial, norteando sua ação para o fortalecimento do serviço, de forma crítica e propositiva, visando contribuir para alcançar os objetivos institucionais de cuidado integral ao paciente e sua família.

Para isso, a equipe é composta por 15 assistentes sociais, com ênfase no acolhimento e na orientação de pacientes e familiares. Participa ativamente da construção de processo de desospitalização segura em parceria com rede sócio-assistencial, trabalhando na defesa do SUS universal e na garantia de direitos, buscando contribuir com o empoderamento e autonomia dos usuários da saúde.

Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional do Risoleta foi implantada em 2008 para possibilitar o envolvimento do paciente em atividades de autocuidado básico como banho, alimentação e vestuário, atingindo o melhor desempenho funcional e grau de independência.

Atua em todos os cenários e com os pacientes dos grupos de risco: de Acidente Vascular Cerebral (AVC), Cuidado Paliativo, Idoso Frágil, Centro de Terapia Intensiva (CTI), Cirurgia Vascular, Traumatologia ortopédica e Clínica Médica.

Os atendimentos são organizados em intervenções: restauradoras da funcionalidade e das funções, adaptativas e corretivas com a utilização de dispositivos de Tecnologia Assistiva, Treino Funcional e Educativas, tanto com pacientes quanto com cuidadores ou familiares, individualmente ou em grupos.

A equipe prima por atuar na prevenção de lesões da pele, interferindo na facilitação do posicionamento do leito, na comunicação e nos encaminhamentos de alta para a continuidade da atenção especializada necessária, contribuindo para maior efetividade do plano terapêutico dos pacientes.

Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional (EMTN)

Composta por médico, enfermeiro, nutricionista, fonoaudiólogo e farmacêutico, a Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional (EMTN), desde 2006, é responsável por identificar os pacientes com risco nutricional, indicar a melhor estratégia para adequar as necessidades nutricionais em cada situação clínica durante a internação e orientar os pacientes e seus familiares (cuidadores) sobre a terapia nutricional para alta hospitalar, o que é crucial para a qualidade de vida e saúde dos usuários após a desospitalização.

No Risoleta, a EMTN tem oito profissionais e conta com mais três membros da Nutrição Clínica que fazem interface com as ações. A Equipe também atua na qualificação permanente dos profissionais envolvidos com a terapia nutricional e todos os atendimentos são realizados de forma individualizada e humanizada, respeitando os preceitos éticos em busca dos melhores resultados-