O Hospital é um espaço de cuidado e acolhimento, onde todos devem ser respeitados e tratados com dignidade. Conheça a cartilha com orientações aos pacientes, visitantes e acompanhantes.
A seguir, listamos dúvidas comuns dos usuários.
RELACIONADAS AO ATENDIMENTO
Qual o tempo médio de espera para atendimento?
Não é possível precisar. Dependerá de quantas pessoas já estiverem no serviço aguardando para serem atendidas e em atendimento. Reforçamos que o Pronto-Socorro do Hospital funciona 24h.
Longos períodos de espera por atendimento são recorrentes?
Por sermos um Hospital de urgência e emergência, que funciona 24h, utilizamos o Protocolo de Manchester (Classificação de Risco) para classificação dos pacientes a serem atendidos conforme a sua gravidade. Se o paciente for classificado com a cor verde, de acordo com o motivo que o trouxe ao Risoleta, ele vai aguardar mais tempo do que uma pessoa que for classificada com a cor amarela, por exemplo, segundo os critérios do Protocolo.
Vocês atendem particular ou plano de saúde?
O Risoleta é 100% SUS, gratuito e não faz atendimentos particulares.
O Risoleta atende pacientes com suspeita de Covid-19?
Sim. Com a melhoria do quadro epidemiológico em Belo Horizonte e com a ampla campanha de vacinação, os pacientes com sintomas gripais são atendidos pelo Pronto-Socorro, aguardando em um espaço isolado.
Estou ligando porque tenho dúvida se devo ou não procurar por atendimento médico? Pode me ajudar?
Caso haja dúvidas sobre a necessidade de atendimento, recomendamos que procure algum serviço médico que realize assistência. No Risoleta o serviço funciona 24h, todos os dias da semana.
Atende urologia, pediatria e oftalmologia?
Somos um Hospital de urgência e emergência voltado para o atendimento de demandas clínicas, materno-infantil, cirúrgicas e do trauma. Não somos referência para atendimento pediátrico clínico, oftalmológico e urológico, porém o Risoleta funciona 24h, todos os dias da semana.
Meu familiar necessita de internação no CTI e está aguardando vaga, pois não há leito disponível. O que pode ser feito para agilizar esse processo?
Nestes casos em que o paciente aguarda por vaga no CTI, todos os esforços são feitos para agilizar essa vaga, mas independente disso o paciente recebe toda a assistência adequada à sua demanda.
Vocês têm vagas para transferências?
Para que o paciente seja transferido de qualquer unidade de saúde para o Risoleta e vice-versa, ele precisa ter um cadastro ativo na Central de Internação que justifique a demanda de transferência.
RELACIONADAS ÀS NORMAS PARA VISITANTE E ACOMPANHANTE
Acesse aqui as regras para visitas e acompanhantes!
Qual o horário de visita e acompanhante?
Para informações de visitas e acompanhantes, clique aqui.
Posso entrar com qualquer bolsa no Hospital?
Não. Bolsas que excedem o limite de 20cm de altura e 30cm de comprimento e sacolas devem ser guardadas no guarda-volumes da Recepção. Na Maternidade, é permitida a entrada somente da bolsa do bebê. Já no CTI não é permitida a entrada de bolsas e sacolas, e os celulares devem estar sempre desligados.
Os objetos de higiene pessoal trazidos para pacientes deverão ser acondicionados em sacos plásticos.
Qual a idade permitida para ser visitante ou acompanhante?
Pessoas com idade superior a 13 anos.
Qual a faixa etária do paciente para ter direito a acompanhante?
Idosos, gestantes, menores de 18 anos e pessoas com deficiência têm direito ao acompanhante assegurado por lei.
RELACIONADAS À MATERNIDADE
Qual minha maternidade de referência?
Consulte qual a sua maternidade de referência na Unidade Básica de Saúde (UBS), onde realiza o pré-natal.
Posso visitar a Maternidade antes do parto?
Sim, você pode visitar a Maternidade do Risoleta mediante agendamento pelo telefone (31) 3459-3259.
A gestante tem direito a acompanhante?
Sim, as mamães têm direito a uma/um acompanhante de sua escolha durante sua estadia na Maternidade, desde o momento do parto até a alta.
Como ficam as visitas e os acompanhantes na Maternidade (neonatologia, alojamento conjunto e bloco obstétrico)?
Na neonatologia a mãe é considerada a acompanhante do bebê. O recém-nascido internado poderá receber uma visita por dia, durante 1h30.
Clique aqui e saiba mais sobre visitas na Neonatologia, alojamento conjunto e bloco obstétrico.
Meu parto será na Maternidade do Risoleta. Posso levar um fotógrafo para registrar?
Não será possível a realização de registro fotográfico por terceiros. É permitida a presença de apenas 01 acompanhante (de sua escolha) com a gestante.
Posso registrar com fotos o nascimento do meu bebê?
Para fazer o registro fotográfico do nascimento, informe a equipe assistencial sobre o desejo de fotografar o parto e preencha o Termo de Responsabilidade, que contém orientações importantes para este momento. Então, oriente sua/seu acompanhante para registrar o momento, já que não é permitida a entrada de fotógrafos.
- As fotos são autorizadas após o nascimento do bebê.
- O foco deve sempre estar na mãe, no bebê e no acompanhante. Este momento é de vocês!
- Não está autorizada a gravação de vídeos.
- Não é permitido captar imagens dos profissionais ou da estrutura do Hospital.
Lembramos que o registro fotográfico poderá ser suspenso a qualquer momento, a pedido da equipe, para resguardar a assistência segura e adequada ao bebê.
RELACIONADAS ÀS INFORMAÇÕES GERAIS, CONTATO E BOLETIM MÉDICO
Como está o estado clínico do paciente?
Apenas o médico que está cuidando do paciente no setor tem condições de informar a situação de saúde do paciente. Não podemos informar nada sobre o paciente por telefone.
Em qual ramal consigo falar com a Assistente Social?
O setor oferece atendimento 24 horas com enfoque na orientação aos pacientes e seus familiares. Fale com o Serviço Social nos números (31) 3459-3404 ou final 3204.
Como consigo cópia de documentos de prontuário de paciente que já recebeu alta do Risoleta?
Na Central de Entrega de Documentos ao Usuário (CEDU). O setor funciona de 2ª à 6ª feira, de 8h às 13h e de 14h às 16h, próximo ao Ambulatório – entrada separada à esquerda, logo após a entrada do Pronto-Socorro. Para mais informações, faça contato no telefone: (31) 3459-3428 ou e-mail: cedu@hrtn.fundep.ufmg.br.
Vocês podem passar o número de celular do médico que me atendeu no Hospital?
Não podemos informar o contato pessoal de nenhum trabalhador da Instituição.
A família será comunicada quando o paciente mudar de leito, setor ou receber alta?
Sim, por meio da equipe do Serviço Social ou pela equipe que está assistindo o paciente na unidade onde ele se encontra internado.
Como posso saber se uma pessoa deu entrada no Hospital?
Por questões de segurança, não podemos fornecer informações de pacientes internados por telefone.
Qual o leito do paciente?
Por segurança, não informamos nenhum dado por telefone referente aos pacientes internados.
É exigido de todas as pessoas que circulam no Hospital o uso de máscara?
Sim. Todas as pessoas que circulam na Instituição devem utilizar máscara, exceto quando forem se alimentar ou realizar hábitos de higiene.
Internei no Risoleta para tratar uma demanda diferente da Covid-19 e contrai a doença. Como proceder?
Diante da alta capacidade de disseminação do vírus, não é possível determinar onde a pessoa contraiu a doença, o que chamamos de transmissão comunitária, por isso as recomendações de uso da máscara, higienização das mãos e isolamento social precisam ser respeitadas.
Gostaria de registrar reclamação sobre o profissional ou procedimento realizado, deixar elogio/agradecimento ou dar sugestões, com quem devo falar?
Acione a Ouvidoria pelo telefone: (31) 3459-3385, de 7h às 16h, de 2ª a 6ª feira ou pelo formulário.
RELACIONADAS AOS PERTENCES
O que posso levar para o paciente internado ou acompanhante?
Artigos de higiene pessoal. Devem ser evitados volumes desnecessários e artigos de valor. Caso haja recomendação de algum pertence, a equipe de saúde vai informar a família.
Ao deixar o Hospital de alta junto do familiar que estava internado notei a ausência de pertences. A quem devo recorrer?
Acione a Ouvidoria para apurar a ocorrência e dar encaminhamento à solicitação. O horário de funcionamento do setor é de 7h às 16h, de 2ª a 6ª feira.
Seguro DPVAT
Para sua segurança e comodidade, o Hospital Risoleta Tolentino Neves esclarece:
Não repassamos dados de pacientes sobre seguro DPVAT para nenhuma corretora de seguros ou terceiros.
Em caso de acidente, você deve procurar diretamente o órgão competente para acionar o seguro DPVAT.
Confira mais informações em: https://dpvat.caixa.gov.br/