Em 2020 a maior pandemia dos últimos 100 anos abalou o curso da história mundial e colocou o setor de saúde em evidência, com sua atuação no enfrentamento ao Sars-CoV-2.
Para o Risoleta e seus mais de 2,4 mil trabalhadores, o auge da pandemia foi de grande aprendizado e dedicação. A Instituição permaneceu funcionando 24 horas por dia para atendimentos variados em paralelo à assistência de pacientes com suspeita/confirmação de Covid-19.
Durante a fase mais crítica da doença, o Hospital manteve ativo um Comitê Interno de Enfrentamento à Covid-19 para definir, assegurar, avaliar e monitorar as ações de prevenção e controle do vírus relacionadas à proteção das equipes, ao desenvolvimento das atividades de ensino e ao manejo clínico dos pacientes no âmbito do Hospital, adequando a atualização das informações técnico-científicas de análise da situação epidemiológica e das recomendações e notas técnicas dos órgãos oficiais à realidade do Hospital.
Entre março de 2020 e abril de 2022, o Risoleta manteve ativo o Centro de Atendimento ao Coronavírus e Síndromes Respiratórias Agudas (Cecovid), destinado ao primeiro atendimento de pacientes com sintomas gripais e/ou respiratórios e, posteriormente, essa assistência inicial passou a acontecer via Pronto-Socorro com local separado para espera.
Sempre houve processos e leitos separados de internação em enfermarias e CTI de pacientes com a doença para evitar a disseminação do vírus.
O Hospital não ficou desabastecido em nenhum momento de medicamentos para usuários e de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para trabalhadores, mesmo com todas as dificuldades do mercado (preço e fornecimento).
A circulação de informações foi uma aliada no enfrentamento à pandemia. Especificamente para os trabalhadores, foram reforçados os treinamentos e comunicados de conscientização, foi criado um fluxo específico de atendimento e todos os profissionais sintomáticos foram testados e afastados até o resultado do exame com a garantia de retorno ao trabalho em segurança.
Em 05/05/2023, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional referente à Covid-19. A decisão levou em consideração a tendência de queda nas mortes, o declínio nas hospitalizações e internações em unidades de terapia intensiva relacionadas à doença, bem como os altos níveis de imunidade da população ao SARS-CoV-2, coronavírus causador dessa enfermidade.
>> Risoleta sedia 1º estudo em hospital público no Brasil de oxigenoterapia hiperbárica em pacientes Covid-19
Histórias da pandemia da Covid-19
Cada um de nós teve – e ainda tem – uma história particular vivida durante a pandemia de #Covid19. Nesta série de vídeos, compartilhamos vivências das equipes do Risoleta no enfrentamento ao vírus.
Medo, desafios, despedidas e superações ganham destaque em emocionantes relatos que mostram a importância de uma equipe multiprofissional durante uma crise sanitária.
Imunização contra a Covid-19
No dia 20/01/2021, o Risoleta iniciou a vacinação contra o novo coronavírus de seus trabalhadores, seguindo as orientações do Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19 da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH). Confira no vídeo abaixo o depoimento da técnica de Enfermagem Cristiana Almeida, a primeira profissional de saúde imunizada no Hospital!
Comunicação e Informação
Confira abaixo publicações da campanha de conscientização contra a Covid-19 no Risoleta. Compartilhe em suas redes!
Boletim Epidemiológico - COVID-19
Doações e voluntariado na pandemia
>> Confira aqui nossos agradecimentos aos parceiros que estão apoiando a Instituição.