Em 2020 a maior pandemia dos últimos 100 anos abalou o curso da história mundial e colocou o setor de saúde em evidência, com sua atuação no enfrentamento ao Sars-CoV-2.
Para o Risoleta e seus mais de 2,4 mil trabalhadores esse cenário tem sido de grande aprendizado e dedicação. A Instituição permanece funcionando 24 horas por dia para atendimentos variados em paralelo à assistência de pacientes com suspeita/confirmação de Covid-19.
Uma das primeiras ações da Instituição foi a criação, no dia 16/03/2020, do Comitê Interno de Enfrentamento à Covid-19 para definir, assegurar, avaliar e monitorar as ações de prevenção e controle do vírus, relacionadas à proteção das equipes, ao desenvolvimento das atividades de ensino e ao manejo clínico dos pacientes no âmbito do Hospital, adequando a atualização das informações técnico-científicas de análise da situação epidemiológica e das recomendações e notas técnicas dos órgãos oficiais (Ministério da Saúde, Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte) à realidade do Hospital.
O Comitê tem como membros fixos: diretorias Geral, Técnico Assistencial e Administrativa, Assessoria de Comunicação, Gerência de Enfermagem, Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVEH), Coordenação Médica e de Enfermagem do Pronto-Socorro, da Maternidade, das Linhas de Cuidado Clínico, Cirúrgico e Intensivo, além do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão (NEPE), e do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).
No dia 30/03/2020, foi inaugurado o Centro de Atendimento ao Coronavírus e Síndromes Respiratórias Agudas (Cecovid), a segmentação do fluxo e processos de atendimento e de internação para os pacientes com sintomas respiratórios em relação aos outros perfis de doentes e a reestruturação dos leitos de Enfermaria e de CTI com organização de áreas para hospitalização exclusiva de pacientes suspeitos de Covid-19.
Essa reorganização possibilita que o Risoleta atenda de maneira segura os usuários sintomáticos respiratórios, preservando seu papel de Hospital Geral como unidade de referência para a Rede de Urgência e Emergência do eixo norte de Belo Horizonte e Região Metropolitana.
A pandemia vem exigindo também adequações de processos de trabalho, elaboração de novos protocolos de atendimento, adaptações na estrutura física e mudanças nas equipes assistenciais. Impacta as rotinas, as aquisições de medicamentos e materiais hospitalares e, mais que isso, transforma a forma dos profissionais enxergarem a relevância de cuidar de si e do outro, reafirmando a missão de todos que fazem parte desta Instituição.
O Hospital não ficou desabastecido em nenhum momento de medicamentos para usuários e de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para trabalhadores, mesmo com todas as dificuldades do mercado (preço e fornecimento).
A circulação de informações vem sendo intensificada para todos os públicos de relacionamento. Especificamente para os trabalhadores, são reforçados os treinamentos e comunicados de conscientização, há um fluxo específico de atendimento e todos os profissionais sintomáticos são testados e afastados até o resultado do exame com a garantia de retorno ao trabalho em segurança.
Veja abaixo as principais medidas de enfrentamento à Covid-19 adotadas no Risoleta!