Em 2020 a maior pandemia dos últimos 100 anos abalou o curso da história mundial e colocou o setor de saúde em evidência, com sua atuação no enfrentamento ao Sars-CoV-2.

Para o Risoleta e seus mais de 2,4 mil trabalhadores esse cenário tem sido de grande aprendizado e dedicação. A Instituição permanece funcionando 24 horas por dia para atendimentos variados em paralelo à assistência de pacientes com suspeita/confirmação de Covid-19.

Uma das primeiras ações da Instituição foi a criação, no dia 16/03/2020, do Comitê Interno de Enfrentamento à Covid-19 para definir, assegurar, avaliar e monitorar as ações de prevenção e controle do vírus, relacionadas à proteção das equipes, ao desenvolvimento das atividades de ensino e ao manejo clínico dos pacientes no âmbito do Hospital, adequando a atualização das informações técnico-científicas de análise da situação epidemiológica e das recomendações e notas técnicas dos órgãos oficiais (Ministério da Saúde, Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte) à realidade do Hospital.

O Comitê tem como membros fixos: diretorias Geral, Técnico Assistencial e Administrativa, Assessoria de Comunicação, Gerência de Enfermagem, Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVEH), Coordenação Médica e de Enfermagem do Pronto-Socorro, da Maternidade, das Linhas de Cuidado Clínico, Cirúrgico e Intensivo, além do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão (NEPE), e do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).

No dia 30/03/2020, foi inaugurado o Centro de Atendimento ao Coronavírus e Síndromes Respiratórias Agudas (Cecovid), a segmentação do fluxo e processos de atendimento e de internação para os pacientes com sintomas respiratórios em relação aos outros perfis de doentes e a reestruturação dos leitos de Enfermaria e de CTI com organização de áreas para hospitalização exclusiva de pacientes suspeitos de Covid-19.

Essa reorganização possibilita que o Risoleta atenda de maneira segura os usuários sintomáticos respiratórios, preservando seu papel de Hospital Geral como unidade de referência para a Rede de Urgência e Emergência do eixo norte de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

A pandemia vem exigindo também adequações de processos de trabalho, elaboração de novos protocolos de atendimento, adaptações na estrutura física e mudanças nas equipes assistenciais. Impacta as rotinas, as aquisições de medicamentos e materiais hospitalares e, mais que isso, transforma a forma dos profissionais enxergarem a relevância de cuidar de si e do outro, reafirmando a missão de todos que fazem parte desta Instituição.

O Hospital não ficou desabastecido em nenhum momento de medicamentos para usuários e de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para trabalhadores, mesmo com todas as dificuldades do mercado (preço e fornecimento).

A circulação de informações vem sendo intensificada para todos os públicos de relacionamento. Especificamente para os trabalhadores, são reforçados os treinamentos e comunicados de conscientização, há um fluxo específico de atendimento e todos os profissionais sintomáticos são testados e afastados até o resultado do exame com a garantia de retorno ao trabalho em segurança.


>> Risoleta sedia 1º estudo em hospital público no Brasil de oxigenoterapia hiperbárica em pacientes Covid-19


Veja abaixo as principais medidas de enfrentamento à Covid-19 adotadas no Risoleta!


Fizemos muito mais!

Clique e confira as principais medidas adotadas até abril/2022

Atendimento aos usuários

>> Clique aqui e confira as restrições para visitantes e acompanhantes, bem como os horários dos boletins médicos durante a pandemia da Covid-19. 

Histórias da pandemia da Covid-19

Cada um de nós teve – e ainda tem – uma história particular vivida durante a pandemia de #Covid19. Nesta série de vídeos, compartilhamos vivências das equipes do Risoleta no enfrentamento ao vírus. 

Medo, desafios, despedidas e superações ganham destaque em emocionantes relatos que mostram a importância de uma equipe multiprofissional durante uma crise sanitária. 

Imunização contra a Covid-19

No dia 20/01/2021, o Risoleta iniciou a vacinação contra o novo coronavírus de seus trabalhadores, seguindo as orientações do Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19 da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH). Confira no vídeo abaixo o depoimento da técnica de Enfermagem Cristiana Almeida, a primeira profissional de saúde imunizada no Hospital!

Comunicação e Informação

Confira abaixo publicações da campanha de conscientização contra a Covid-19 no Risoleta. Compartilhe em suas redes! 

Boletim Epidemiológico - COVID-19

Doações e voluntariado na pandemia

>> Confira aqui nossos agradecimentos aos parceiros que estão apoiando a Instituição.