A Linha de Cuidado Cirúrgico atende pacientes com patologias cirúrgicas traumáticas e não traumáticas nas especialidades de Ortopedia, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Cirurgia Plástica, Neurocirurgia, Ginecologia e Anestesiologia.

É composta por 3 unidades: Bloco Cirúrgico, enfermarias cirúrgicas (80 leitos) e Ambulatório de Egressos Cirúrgicos – pacientes que demandam tratamento conservador e pacientes em pós-operatório.

O Bloco Cirúrgico (BC) é a unidade central da Linha do Cuidado Cirúrgico, e localiza-se no 1º andar do Hospital, em área contígua ao Pronto-Socorro. Funciona em regime de plantão, 24 horas por dia para casos de urgência e emergência, e tem 06 salas cirúrgicas, 1 Sala de Recuperação Pós-Anestésica com 7 leitos, além de uma estrutura de apoio técnico e administrativo. O BC é um importante espaço de ensino para alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem, além de residentes médicos das várias especialidades cirúrgicas e da Residência Multiprofissional.

Mensalmente são realizadas em média 450 cirurgias. A Cirurgia Ortopédica responde pelo maior número de procedimentos, seguida pela Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular (convencional e endovascular), Cirurgia Plástica e Neurocirurgia. As cirurgias de urgência respondem por cerca de 60% do total produzido.

O Protocolo da Cirurgia Segura foi implantado em 2010, com incorporação progressiva ao longo dos anos, constituindo-se hoje como modelo de trabalho para as equipes cirúrgicas, anestésica e de Enfermagem.

Em caráter complementar, são acompanhados e avaliados mensalmente os seguintes indicadores: taxa de mortalidade operatória, motivos de suspensão de cirurgias, taxa de ocupação das salas e tempo de espera para limpeza das salas, além dos indicadores de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), analisados em parceria com a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).