No Risoleta, os processos de trabalho e a assistência aos usuários devem estar centrados na segurança e qualidade. Todos os trabalhadores devem se atentar ao tema, mas há dois setores dedicados às melhores práticas nesse sentido: o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e o Núcleo de Gestão da Qualidade (NGQ).
Núcleo de Segurança do Paciente
O NSP foi implantado no Risoleta em 2014, com o objetivo de promover melhorias relacionadas à segurança do paciente, de forma a prevenir e reduzir a incidência de eventos adversos no atendimento à saúde.
Como funciona?
O Núcleo é composto por uma coordenação central e por membros dos Subcomitês, de caráter multiprofissional, que visam implantar as melhores práticas assistenciais seguindo metodologias internacionais de segurança do paciente preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Conheça alguns dos protocolos implantados:
- Identificação do Paciente
- Comunicação Efetiva
- Segurança na Terapia Medicamentosa/Farmacovigilância
- Cirurgia Segura
- Higienização das Mãos
- Prevenção de Quedas
- Prevenção de Lesão por Pressão
- Prevenção de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde
- Segurança nas Terapias Nutricionais Enteral e Parenteral
- Segurança Transfusional/Hemovigilância
- Tecnovigilância
Como o usuário pode contribuir para a Segurança do Paciente?
Prestando atenção no cuidado que está recebendo. Pergunte à equipe de saúde se tiver dúvidas ou preocupação sobre quaisquer cuidados a serem recebidos. Caso não entenda, pergunte novamente. Ajude-nos a cuidar de você da melhor maneira possível!
Núcleo de Gestão da Qualidade
O NGQ foi instituído no Risoleta em 2010 e, desde então, busca introduzir em todo o Hospital a cultura da qualidade e da melhoria contínua como ferramentas permanentes de aprimoramento institucional.
O Núcleo executa suas atividades assessorando, sensibilizando e incentivando as boas práticas profissionais junto às equipes por meio de ações como:
- remodelagem de processos;
- padronização de documentos e rotinas;
- estabelecimento/discussão de indicadores;
- acompanhamento dos programas de certificações aderidos pelo Hospital.
Possui como parceiro o Núcleo de Segurança do Paciente e, juntos, são responsáveis pelo monitoramento das ocorrências (não conformidade e eventos adversos) registradas no Hospital e ações de melhoria.
Sua atuação preza pela centralidade no usuário ao oferecer subsídios para que o Risoleta tenha processos gradativamente mais alinhados, seguros, eficientes, de qualidade e, sobretudo, para que os pacientes do SUS estejam cada vez mais satisfeitos com o atendimento prestado pelo Hospital.