O Hospital Risoleta Tolentino Neves é 100% SUS, filantrópico, porta aberta 24 horas/dia. A Instituição é referência para a Região Norte de Belo Horizonte e municípios do entorno (como Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, São José da Lapa,  Vespasiano, entre outros), proporcionando acolhimento a mais de 1,5 milhão de pessoas.

Pertencente à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), teve sua gestão descentralizada para o município de Belo Horizonte e, desde junho de 2006, é gerenciado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) por meio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).

A área física é composta por um prédio e edificações anexas dentro de um mesmo complexo. O Hospital possui mais de 380 leitos, seis salas cirúrgicas e Ambulatório de egressos e de RNI.

Integram a equipe Risoleta mais de 2.400  trabalhadores nas áreas administrativas, de apoio e assistenciais. Na assistência, o paciente conta com equipes multiprofissionais para um cuidado integral (com médicos, trabalhadores da Enfermagem, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Farmácia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social). 

Assistência de qualidade

O modelo assistencial é baseado em 4 Linhas de Cuidado definidas conforme as demandas de saúde da população atendida: Cuidado Clínico, Cuidado Cirúrgico, Cuidado Materno-Infantil e Cuidado Intensivo.

O Hospital é reconhecido pela assistência ao trauma, às doenças clínicas, cirúrgicas, neurológicas e vasculares de média e alta complexidade e atendimento às gestantes de alto, médio e risco habitual. 

 

Especialidades médicas

O Risoleta atende demandas  das unidades de emergência e hospitais de municípios vizinhos. Também é integrado à Rede de Atendimento de Urgência e Emergência sendo referência para as seguintes Unidades de Pronto Atendimento (UPAs):

Venda Nova

R. Padre Pedro Pinto, 175 – Venda Nova
(31) 3277-8909 | 5504

Norte

R. Oscar Lobo Pereira, 270 – Primeiro de Maio
(31) 3277-6790 | 6705

Pampulha

Av. Santa Terezinha, 515 – Santa Terezinha
(31) 3277-8441 | 8435 | 3447

Apesar do Risoleta não ser referência para a UPA Centro-Sul, essa unidade é parceira do Hospital já que ambas as instituições são gerenciadas pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep)

Hospital de Ensino, Pesquisa & Extensão

O Risoleta é também uma importante Instituição de ensino, pesquisa e extensão,
credenciada pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação (desde 2009), e
campo de atuação prática para alunos de cursos técnicos, de graduação e de pós-
graduação, além de residentes médicos e multiprofissionais, contribuindo na
formação de cerca de 2 mil pessoas por ano.

Possui cinco programas de Residência Médica e dois de Residência
Multiprofissional (ver mais na página Ensino, Pesquisa e Extensão).