Certificado pelos Ministérios da Educação e da Saúde como Hospital de Ensino, o Risoleta oferece condições de ensino-aprendizagem para cursos de graduação e pós-graduação da área de saúde e afins. A instituição oferta ainda programas de Residência Médica e Multiprofissional com formação em diferentes especialidades e áreas de atuação
da Saúde.
O corpo clínico do Risoleta assume atividades de preceptoria, em parceria com tutores docentes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), articulando a experiência institucional à expertise acadêmica, resultando em um processo de formação comprometido com práticas inovadoras de cuidado em Saúde. Há estímulos para construção de raciocínios clínicos ampliados que considerem a complexidade dos processos de viver e adoecer, com ênfase no trabalho multiprofissional.
Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão (NEPE)
Em 2006, foi criado o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão (NEPE), – órgão de assessoria diretamente vinculado à diretoria do Risoleta e tem por atribuição elaborar e coordenar, de forma colegiada, as políticas e atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão no âmbito da instituição e desenvolver estratégias de formação de profissionais em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), com o modelo tecnoassistencial da instituição e com diretrizes da UFMG.
O NEPE possui sede própria. Trata-se de prédio anexo ao Hospital com 360 m2 e infraestrutura de salas de aula equipadas com recurso multimídia; sendo 02 com capacidade para 20 alunos e 03 com capacidade para 15 alunos; sala de informática, secretaria e sala para reuniões. No planejamento de obras e reformas da instituição consta a ampliação da Biblioteca e criação de espaço de convívio para acadêmicos.
Entre as atividades do NEPE estão:
– avaliação e monitoramento de projetos de pesquisa e extensão;
– articulação das demandas e ofertas entre a UFMG e o Risoleta;
– promoção de eventos científicos;
– monitoramento das vagas de estágios, internatos e residências;
– gestão da documentação que resguarda as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão;
– registros de entrada e saída de estudantes, residentes e pesquisadores;
– monitoramento de visitas técnicas de estudantes, residentes e pesquisadores;
– emissão de declarações e certificados referentes às atividades de ensino.
No ano de 2021, 35 residentes ingressaram nos programas de Residência e 259 residentes de 22 diferentes especialidades passaram pelo Risoleta.
O Hospital também recebe alunos para estágios curriculares de diversos cursos de graduação. Em 2021, foram 905 acadêmicos.
Nesse mesmo ano, foram submetidos à Comissão de Avaliação de Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão (CAPPE) 36 projetos de pesquisa tendo o Risoleta como cenário de desenvolvimento de estudos.