No segundo sábado de outubro é celebrado o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, que reforça e conscientiza sobre a importância de garantir suporte digno e de qualidade para pessoas com doenças graves ameaçadoras à vida.
Em 2024, comemora-se dez anos desde que a Assembleia Mundial da Saúde (órgão directivo da OMS) aprovou a única resolução sobre o tema, apelando a todos os países para “fortalecerem os cuidados paliativos como um componente dos cuidados à saúde ao longo da vida”, sendo esse o tema da campanha mundial deste ano.
Aproveitamos essa data para celebrar a aprovação da Política Nacional de Cuidados Paliativos e os 15 anos do Serviço existente em nossa Instituição.
Lançada em maio deste ano, a política inédita no SUS para Cuidados Paliativos promete oferecer serviços de saúde a pacientes, familiares e cuidadores de forma mais humanizada. Em resumo, destacamos que ela:
aobjetiva integrar os cuidados paliativos em todos os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS);
a prevê a criação de equipes multiprofissionais para disseminar práticas às demais equipes da rede;
avisa à promoção de informação qualificada e educação em cuidados paliativos;
aalmeja a garantia do acesso a medicamentos e insumos necessários a quem está em cuidados paliativos.

“A existência dessa Política é um marco histórico. Com ela crescemos como sociedade. As pessoas ainda não sabem a importância de termos uma Política Nacional de Cuidados Paliativos que irá proporcionar um salto na assistência às pessoas que não têm acesso a esses cuidados. No Brasil, apenas 1% da população acessa os serviços paliativos e, agora, teremos regulamentos o financiamento, o aporte para as equipes, para educação em Cuidados Paliativos e mais pessoas serão beneficiadas, principalmente aquelas em sofrimento com doenças graves e em fim de vida. Nós, paliAtivistas, estamos muito felizes e, claro, sabemos que não será de um dia para o outro, mas é um passo fundamental para o crescimento dos Cuidados Paliativos de forma organizada, sustentável e para que mais pacientes e suas famílias sejam assistidos com excelência.”
