Em 2024, a assinatura do Termo de Cooperação Mútua entre o Hospital e a Fundação Hemominas completa uma década. As atividades de transfusão, até então conduzidas pela Hemominas, passaram a ter uma nova dinâmica e muito mais força com a criação da Agência Transfusional do Risoleta, em 2014.
Desde esse marco, a equipe da Agência Tranfusional é responsável pela captação de doadores e gestão do estoque de hemocomponentes utilizados diariamente em atendimentos de urgência e procedimentos cirúrgicos que envolvem transfusão sanguínea no Hospital, garantindo acesso e qualidade nos serviços oferecidos aos nossos pacientes.
Atualmente, mais de 600 bolsas de sangue destinadas pela Hemominas são utilizadas por mês nos diversos serviços de assistência hospitalar do Risoleta. E para repor ao máximo esse quantitativo, são adotadas estratégias de sensibilização de familiares de usuários e trabalhadores (principalmente em períodos críticos com baixo nível de estoque de determinados tipos sanguíneos).
Qual a atuação da Agência Transfusional do Hospital?
- captação de doadores de sangue/sensibilização constante sobre a necessidade de doações;
- realização de testes pré-transfusionais;
- armazenamento de sangue e hemocomponente;
- distribuição de sangue e hemocomponentes.
A equipe da Agência Transfusional vem abordando as famílias de pacientes internados no Hospital para que façam a doação de sangue em nome do Risoleta e de determinado usuário e, com isso, a doação de reposição vem melhorando, mas essa sensibilização não é simples. “De 20/07 a 19/08, 369 pessoas doaram em nome do Hospital e o Risoleta conseguiu repor 74% das bolsas de sangue destinadas pela Hemominas. Esse é um resultado satisfatório, já tivemos em alguns meses uma taxa de reposição abaixo de 60%. A ajuda de todos é bem-vinda para mantermos os estoques de todos os tipos sanguíneos melhores na cidade e aqui em nossa Instituição”, diz Josimar Barros, biomédico da Agência Transfusional do Risoleta.
Segundo a dra. Márcia Kanadani Campos, hematologista e Coordenadora do setor, o Risoleta tem alta demanda por transfusões sanguíneas devido ao seu perfil. “Como um Hospital com Pronto-Socorro e Maternidade porta-aberta, referência em urgência e emergência, em trauma e diversas especialidades cirúrgicas, há necessidade elevada de bolsas à disposição e, com a superlotação, o volume de atendimentos diários tem exigido ainda mais”, destaca.
Nesses 10 anos, foram muitas conquistas e superações vivenciadas pela equipe da Agência Transfusional, hoje composta por 18 pessoas. Confira, a seguir, um resumo dessa trajetória.


Aprovação, pela Vigilância Sanitária, da readequação dos espaços da Agência Transfusional e realização de campanha de doação de sangue coletiva com os Hospitais Odilon Behrens e João XXIII.
Ainda nesse ano, a Agência Transfusional do Risoleta recebeu o certificado de excelência da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH), vinculado ao Programa Controle de Qualidade Externo em Imuno-hematologia.