Capacitação Multiprofissional em Cuidados Paliativos encerra 2ª edição

You are currently viewing Capacitação Multiprofissional em Cuidados Paliativos encerra 2ª edição

Na última sexta-feira (12/02), a Equipe de Cuidados Paliativos do Risoleta realizou a última aula da 2ª edição do Curso Básico de Capacitação Multiprofissional em Cuidados Paliativos. Os alunos participaram, on-line e presencialmente, em número reduzido para manter a segurança durante a pandemia da Covid-19.

Jussara Alonso, residente de Nutrição em Saúde do Idoso, acredita que o curso conseguiu agregar aprendizado e conhecimento, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia. “A equipe não mediu esforços para nos proporcionar essa experiência com êxito”, afirma.

Também residente de Nutrição em Saúde do Idoso, Marina Maia, destacou que as aulas foram ministradas por profissionais capacitados e que dominam os temas abordados. “Foi muito importante a inclusão de diferentes profissionais da equipe Multi durante o percurso. Oportunidade singular!”, disse.

Já Larissa Moreira, residente de Terapia Ocupacional em Saúde do Idoso do HC/UFMG e também aluna do curso, relata que há quatro anos atua nesse universo, desde que realizou estágio em Gerontologia, e desde então, busca aprimorar suas práticas. “A capacitação tem profissionais extremamente preparados e didáticos e as aulas tiveram discussões éticas e legais, esclarecimentos de dúvidas e contribuições de todos os participantes. Os encontros abordavam a sensibilidade e a humanidade necessária nos Cuidados Paliativos. Agradeço imensamente a oportunidade de aprender tanto com esta equipe”, alegra-se.

Nessa edição, de forma desafiadora, o curso contou com 22 participantes que se qualificaram à distância. “Mesmo com todas as dificuldades em 2020 nos adaptamos para continuar propagando o conhecimento mesmo em meio às restrições da pandemia, comenta Izadora Garcia (enfermeira interconsultora dos Cuidados Paliativos).

Histórico

O curso é oferecido desde 2018 e tem o objetivo de difundir conhecimentos teóricos e práticos em Cuidados Paliativos, contribuindo com a troca de experiências para a formação profissional dos participantes com base em ideias paliativistas.

A partir de 2019, o curso se estruturou como disciplina para os Programas de Residência Médica e Multiprofissional em Cuidados Paliativos, trazendo diversos palestrantes do Hospital e externos que contribuíram ainda mais com a troca de saberes.

Lígia Ventura, Izadora Garcia e Daniela Charnizon (condutoras do curso)

Deixe um comentário