O Dia Mundial de Cuidados Paliativos é celebrado anualmente, no segundo sábado de outubro, para comemorar e apoiar esses cuidados em todo o mundo. Neste ano, o tema é “Cuidados Paliativos: Não Deixe Ninguém para Trás”, destacando a necessidade do acesso equitativo e da valorização dessa modalidade.
No Risoleta, desde sua criação em 2009 a equipe de Cuidados Paliativos vem buscando a valorização do cuidado, priorizando o conforto, o alívio de sintomas e do sofrimento dos pacientes nas suas diversas dimensões: físicas, espirituais, psíquicas e sociais. O objetivo é a promoção de uma assistência especializada aos pacientes acometidos por doenças graves e ameaçadoras à vida, como Acidente Vascular Encefálico (AVE), câncer, demência, falências orgânicas, entre outras.
Pioneira em Minas Gerais, a equipe do Hospital é composta por assistentes sociais, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, nutricionistas, psicólogos, técnicos de enfermagem e terapeutas ocupacionais.
São destaques da equipe de Cuidados Paliativos do Hospital:
- A estrutura do serviço, que conta com uma unidade própria, com 16 leitos de Cuidados Paliativos e outros 8 leitos dedicados aos idosos frágeis.
- Equipe multiprofissional.
- Atendimento precoce do paciente elegível a esse cuidado, em sua admissão no Pronto-Socorro.
- Existência de 3 vagas de residência em Medicina Paliativa, credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC), desde 2019;
- Assistência ambulatorial aos pacientes egressos.
Em 12 anos de serviços prestados à população, com mais de 6.000 pacientes atendidos, as conquistas são muitas e os desafios continuam imensos, mas a vocação dessa equipe permanece firme: estimar a vida de cada paciente, valorizando a pessoa e sua história.
Equipe de Cuidados Paliativos do Risoleta