O momento da amamentação é precioso para a mãe e o bebê. Muitas pessoas gostam de opinar, dar dicas, compartilhar experiências… mas nem sempre as informações são confiáveis.
Para não cair em mentiras, confira 07 mitos e verdades sobre a amamentação:
- EXISTE LEITE FRACO? MITO.
Todas as mães são capazes de produzir um bom leite. Além disso, o leite materno tem todas as substâncias na quantidade certa de que o bebê precisa para crescer e se desenvolver sadio. Como o leite materno é digerido com facilidade e rapidez, o bebê pode querer mamar com frequência, mas isso não é porque o leite é fraco.
2. ESTRESSE E NERVOSISMO PODEM ATRAPALHAR A PRODUÇÃO DO LEITE? VERDADE.
O estresse e o nervosismo podem diminuir a quantidade de leite. O recomendado é que a mãe descanse sempre que possível e tente realizar o aleitamento em locais tranquilos.
3. A ALIMENTAÇÃO DA MÃE REFLETE NO LEITE? VERDADE.
O recomendado é que a mãe tenha uma alimentação saudável e equilibrada.
4. O BEBÊ PRECISA DE HORÁRIOS FIXOS PARA MAMAR? MITO.
Na amamentação em livre demanda, a criança é amamentada na hora que quiser e quantas vezes quiser. Nos primeiros meses, é normal que o bebê mame com bastante frequência e sem horários regulares.
5. O LEITE DO INÍCIO É MAIS RALO E DEPOIS ENGROSSA? VERDADE.
O leite do início da mamada é mais ralo, pois contém mais água, menos gordura e grande quantidade de fatores de defesa, os anticorpos. O leite do fim da mamada é mais grosso, visto que tem mais gordura e engorda o bebê. Lembre-se: tanto o leite do começo quanto o do fim do aleitamento são importantes para o bebê.
6. DEVO DAR ÁGUA PARA MEU BEBÊ NÃO TER SEDE? MITO.
O leite materno é um alimento completo para o bebê nos primeiros seis meses de vida. Nesse período não é necessário oferecer mais nada, nem água.
7. O TEMPO DE AMAMENTAÇÃO DEPENDE DE CADA CRIANÇA? VERDADE.
Alguns bebês são rápidos e levam de 5 a 10 minutos para mamar. Outros não têm pressa e levam até 40 minutos. A mãe deve continuar amamentando até o bebê perder o interesse, pois é ele quem vai determinar o tempo suficiente.
Quer saber mais sobre amamentação?
Acesse a cartilha de Orientações da Amamentação da Maternidade do Risoleta clicando aqui.