O melhor alimento para o bebê é o leite materno. E a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) vai além: a amamentação deve ser o alimento exclusivo do neném até seus seis meses de vida.
Agosto Dourado é o mês de incentivo ao aleitamento materno e busca reforçar que a amamentação concentra todos os nutrientes que os bebês precisam, como proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas, minerais, anticorpos e água (isso mesmo, bebês que recebem leite materno não precisam de água!).
Os benefícios são muitos!
Crianças amamentadas:
- têm 13% menos chances de ter sobrepeso/obesidade;
- têm 35% menos chances de desenvolver diabetes tipo 2;
- apresentam melhor desempenho escolar;
- recebem no leite materno componentes que as protegem contra o desenvolvimento de doenças alérgicas.
Agosto Dourado na Mídia
A coordenadora de Enfermagem da Linha do Cuidado Materno-Infantil do Risoleta, Rosângela Lima, falou com o programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, e com a Rádio CBN BH sobre importância do aleitamento materno e da campanha de conscientização.
Escute as reportagens:
Uma experiência diferente para cada mamãe


Não adianta comparar, cada mãe tem uma experiência única com a amamentação. Para algumas é praticamente natural, para outras os primeiros dias podem causar dor e eventuais fissuras nas mamas.
Por isso, as mães precisam de suporte familiar e apoio daqueles que as cercam para que elas vivenciem o melhor desse momento junto com seu bebê.
A Maternidade do Risoleta dá uma atenção especial ao tema, ensinando as mães a fazerem a ordenha e incentivando a amamentação na primeira hora de vida do recém-nascido.
07 mitos e verdades sobre amamentação

O momento da amamentação é precioso para a mãe e o bebê. Muitas pessoas gostam de opinar, dar dicas, compartilhar experiências… mas nem sempre as informações são confiáveis.
Para não cair em mentiras, confira 07 mitos e verdades sobre a amamentação clicando aqui.