Semana de Prevenção de Lesão por Pressão

No momento você está vendo Semana de Prevenção de Lesão por Pressão

Na Semana de Prevenção de Lesão por Pressão, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e o Subcomitê de Prevenção de Lesão por Pressão do Risoleta se mobilizam para conscientizar os profissionais que atuam de forma direta e indireta na assistência sobre a importância de prevenir lesões durante os cuidados com os pacientes.

Você sabia?

Reduzir o risco de lesão por pressão é uma das seis metas internacionais de Segurança do Paciente e uma prioridade do Ministério da Saúde.

O que é lesão por pressão?

Conhecida popularmente como “escara” ou “úlcera”, trata-se de um dano localizado na pele e/ou tecidos moles subjacentes, geralmente sobre uma proeminência óssea ou relacionada ao uso de dispositivo médico ou outro artefato.

A lesão pode se apresentar em pele íntegra ou como úlcera aberta e pode ser dolorosa. Ela ocorre como resultado da pressão intensa e/ou prolongada em combinação com o cisalhamento (fricção).

A tolerância do tecido mole à pressão e ao cisalhamento pode também ser afetada pelo microclima, nutrição, perfusão, comorbidades e pela sua condição (dados do National Pressure Injury Advisory Panel – NPIAP).

No Risoleta, nós prevenimos lesão por pressão!

Deixe um comentário