Setembro Verde: incentivo à doação de órgãos e tecidos

No momento, você está visualizando Setembro Verde: incentivo à doação de órgãos e tecidos

Ser doador de órgãos é pensar na continuidade da vida ao proporcionar uma nova chance a outra pessoa. Atualmente, cerca de 50 mil brasileiros aguardam na fila à espera de um transplante e com a pandemia o número de doações vem caindo: hoje, está 60% menor do que antes da Covid-19.

Neste mês, divulgamos a campanha Setembro Verde para reforçar a importância do tema. Informe-se, seja um doador de órgãos e incentive as pessoas a conversarem com os familiares sobre a doação.

Risoleta: uma unidade de captação de órgãos e tecidos

Desde 2007, a CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes) do Risoleta atua na identificação de possíveis doadores, viabilizando o diagnóstico de morte encefálica, acolhendo os familiares de pacientes falecidos e oferecendo a eles a possibilidade da doação de órgãos e tecidos para transplantes.

Assim que uma doação é autorizada, inicia-se uma série de ações com protocolos rígidos. As cirurgias de transplantes não são realizadas no Risoleta: nosso Hospital é uma unidade de captação. Cerca de 96% dos procedimento de doação de órgãos são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre junho de 2021 e junho de 2022, o Risoleta conduziu o processo para 36 doações de múltiplos órgãos e tecidos, que ajudaram aproximadamente 90 pessoas a ter uma nova oportunidade de recomeçar.

 

Confira cartazes com informações importantes sobre doação de órgãos na exposição em formato de varal a caminho do Refeitório, ou acesse aqui o material.

Depoimentos emocionantes

Quando uma família diz sim à doação de órgãos, até dez vidas podem ganhar continuidade. Fernanda Moreira (33) estava desde 2020 na fila para receber um rim e foi transplantada em 2021.  Lucas Leal (25) precisa de um coração e aguarda a doação desde o início deste ano.

Conheça suas histórias:

Cartilha informativa

Você sabia que podem ser doados rins, fígado, coração, pulmões, pâncreas, intestino, córneas, valvas cardíacas, pele, ossos e tendões?

Essas e outras informações importantes estão disponíveis na cartilha Doação de Órgãos e Tecidos, produzida pela CIHDOTT do Risoleta. Clique aqui e confira.

Programação

Em função do Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos (27/9), a CIHDOTT do Risoleta vai realizar uma série de atividades sobre o tema. Participe!

27/09 (terça-feira), 10h30 – Auditório
Roda de conversa: “Entenda o processo de doação de órgãos e tecidos”, com os membros da CIHDOTT

28/09- Homenagem aos familiares doadores, 10h30 – Auditório

 Coral Vozes do Risoleta

Transplantados: Fernanda Faria Moreira, Maria Eduarda Rezende Porto e Ivani Demétrio da Silva – Irmã da Irene (higienização)
Famílias das doadoras Nazira José da Silva Santos e Maria das Dores Leão Costa 
Gonçalves

29/09 – Apresentação teatral
, 15h – Auditório
“Fila de espera e doação de órgãos”
Atores: Kleber Lopes da Silva, Rute Nayara Rodrigues da Silva e Willian Jadir da Silva Figueiredo Souza

 Pela manhã, os atores irão  passar pelos corredores do Hospital convidando os trabalhadores para irem na apresentação.

Este post tem um comentário

Deixe um comentário