Um artigo da trabalhadora Clara Leitão, do serviço de Assistência Farmacêutica, ficou entre os cinco melhores e deu visibilidade à equipe do Risoleta no XIV Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar, maior evento da categoria na América Latina, este mês. O trabalho abordou resultados comparativos da performance da Farmácia Clínica antes e após a implantação do NoHarm, ferramenta de inteligência artificial já divulgada em nossos canais.
O artigo, intitulado “Inteligência Artificial no Serviço Farmacêutico de Análise de Prescrições Médicas em um Hospital Público”, integrou o trabalho de conclusão de residência da Clara, ex-aluna e agora farmacêutica do serviço, sob orientação de Amanda Fonseca (coordenadora de Assistência Farmacêutica) e Maria Auxiliadora Parreiras Martins (coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional – Coremulti).
“Tenho muito orgulho do que fazemos na assistência farmacêutica no Risoleta, que se destaca pela qualidade na saúde pública. Já fomos reconhecidos pelo Ministério da Saúde, em 2013, como vencedores do Prêmio Nacional de Incentivo à Promoção do Uso Racional de Medicamentos; pelo Prêmio Federassantas, em 2022, com o uso do NoHarm nas análises de prescrições de medicamentos; e agora nesse Congresso. A consistência das entregas se dá pelo engajamento de diversas gerações de farmacêuticos, deixando suas impressões digitais nesse projeto lindo no SUS. Só tenho a agradecer aos pioneiros dessa história – Iaponira Emery, Josiane Costa, Mariana Gonzaga, Maria Auxiliadora Martins –, aos 19 farmacêuticos e todos os trabalhadores do nosso time”, comemora Amanda Fonseca.
O Congresso ocorreu entre 1 e 3/6, em Gramado/RS, com o tema central “Ecossistemas de inovação nos processos de cuidado, valor em saúde e ações sustentáveis”. De um total de mais de 650 trabalhos, Minas Gerais foi o estado que mais inscreveu projetos.
Confira os registros!