Desde 1º de março, a Farmácia Clínica do Hospital vem aprimorando seus processos com o uso da ferramenta NoHarm. Trata-se de um sistema desenvolvido pelo Instituto de Inteligência Artificial na Saúde para evitar que um erro de prescrição de medicamentos chegue ao paciente, gerando, então, maior segurança. O Risoleta é o 2º hospital 100% SUS de Belo Horizonte a implantar a ferramenta, que é gratuita para instituições de saúde pública.
O NoHarm cruza dados (do Soul MV e Matrix) e destaca os casos potencialmente mais críticos para os farmacêuticos, que avaliam as prescrições médicas e, quando necessário, realizam a intervenção junto ao médico prescritor.
Segundo a coordenadora do Serviço de Farmácia Hospitalar do Risoleta, Amanda Fonseca, em uma única tela são apresentados os escores calculados pela inteligência artificial de prescrições potencialmente fora do padrão e pacientes que demandam maior atenção. O sistema traz diversos alertas como duplicidades, interações medicamentosas, alergias, reações cruzadas, entre outros, qualificando a avaliação do farmacêutico e diminuindo o tempo despendido para essa tarefa por integrar as informações em um único ambiente.

Os troféus da NoHarm foram entregues aos farmacêuticos em evento na última sexta-feira para reconhecimento e valorização de todo o esforço na implantação do novo sistema.
Na ocasião, a diretora técnico-assistencial, Mônica Costa, relembrou a implantação do serviço de Farmácia Clínica cuja semente viu nascer, distante na época à realidade deste Hospital. E que hoje é um orgulho contar com esse time e uma ferramenta tão potente para a segurança dos pacientes, para o ensino da equipe – incluindo os residentes multiprofissionais – e para o SUS de modo geral.


Pela #segurancadopaciente e rumo às 10mil vidas impactadas! 🚀🚀🚀
Esse resultado só se tornou realidade devido ao trabalho de muitas pessoas! Especialmente agradeço as farmas, a diretoria, a tecnologia da informação, ao Núcleo de Segurança do Paciente e a toda a equipe multiprofissional!!!!