A quantidade de doações de órgãos aumentou 17% no Brasil em 2023 se comparada ao ano anterior, segundo o Ministério da Saúde (veja mais aqui). Essa é uma importante conquista, mas infelizmente a demanda ainda é muito maior: há mais de 62 mil pessoas aguardando por um órgão no cadastro nacional. Aproveitamos o Dia Nacional da Doação de Órgãos, 27/09, para reforçar a relevância do tema na campanha Setembro Verde.
Captações no Risoleta
Nosso Hospital é uma unidade de captação de órgãos e tecidos (as cirurgias de transplante não são realizadas aqui). Esse trabalho é conduzido com muita habilidade e humanização pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) que, desde 2007, atua na identificação de possíveis doadores, viabilizando o diagnóstico de morte encefálica, acolhendo os familiares de pacientes falecidos e oferecendo a eles a possibilidade da doação de órgãos e tecidos para transplantes dos seus entes queridos.
Entre janeiro de 2023 e julho de 2024, foi possível ajudar 112 pessoas com as captações realizadas no Risoleta. Ao todo, 33 córneas contemplaram 66 pessoas e 14 doações de múltiplos órgãos foram direcionadas a 55 pessoas.
Vale reforçar que cerca de 96% dos procedimentos de doação de órgãos no Brasil são realizados exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Políticas públicas
Em setembro de 2023, o Programa de Incremento Financeiro para o Sistema Nacional de Transplantes foi instituído com o objetivo de estimular o aumento da capacidade assistencial de transplantes e atender a demanda da população, unindo o volume da atividade à qualidade da assistência.
O SNT busca aprimorar todos os processos relacionados à doação e transplante com atenção aos atendimentos mais apropriados, uso de novas tecnologias, investimentos necessários, capacitações de profissionais e esclarecimentos à população.
Informe-se e converse com sua família
Para aumentar o número de doadores é fundamental ampliar o acesso à informação sobre o tema. Conversar abertamente no ambiente familiar e manifestar o desejo de ser um doador é o caminho para que autorizem a retirada após o diagnóstico de óbito.
Você sabia que podem ser doados rins, fígado, coração, pulmões, pâncreas, intestino, córneas, valvas cardíacas, pele, ossos e tendões? Essas e outras informações estão disponíveis na cartilha “Doação de Órgãos e Tecidos”, produzida pela CIHDOTT do Risoleta.
Seja um doador e ajude a salvar vidas.
Venha caminhar conosco!
No dia 22/09 (domingo), às 08h30, iremos realizar a 1ª Caminhada de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos do Risoleta, com o objetivo de divulgar a importância do tema e motivar as pessoas a abraçarem essa causa tão importante e solidária. Qualquer pessoa pode participar e pedimos que compareça com camisa verde ou branca!
Onde: Parque Lagoa do Nado (entrada principal pela Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904, bairro Itapoã).
