Dia 17 de setembro comemoramos o Dia Mundial da Segurança do Paciente. Aproveitamos a ocasião para reforçar o tema da campanha da Organização Mundial de Saúde (OMS) deste ano: Segurança Medicamentosa.
Segurança do Paciente: desafio mundial
O 3º Desafio Global de Segurança do Paciente proposto pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Medicação sem danos, aborda boas práticas de segurança da medicação em todo o mundo. Lançado na Segunda Cúpula Ministerial Global de Segurança do Paciente, em Bonn (Alemanha), em março de 2017, tinha como meta reduzir os danos graves evitáveis relacionados aos medicamentos em 50% nos 5 anos seguintes.
Em 2022 essa meta está longe de ser alcançada. Cabe a cada um de nós, profissionais de saúde, revisar condutas que podem fazer total diferença na vida dos pacientes.
- Práticas inseguras e erros de medicação causam 50% dos danos evitáveis nos cuidados de saúde, podendo levar à morte.
- US$ 42 bilhões de gastos com saúde em todo o mundo poderiam ser evitados se os erros de medicação deixassem de existir.
Tema importante para o Risoleta
Confira em uma exposição a caminho do Refeitório (formato de varal) 17 recentes melhorias realizadas no Hospital para aumentar a segurança no uso das medicações.
Disponibilizamos também o material neste link, acesse o PDF.