Residentes no Risoleta: aprendizado na prática

No momento você está vendo Residentes no Risoleta: aprendizado na prática

Na última sexta-feira (26/02), o Risoleta realizou a cerimônia de conclusão dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional. Neste ano, 36 residentes concluíram a passagem pelo Hospital, sendo 24 profissionais médicos (Cirurgia do Trauma, Clínica Médica, Medicina Paliativa e Neurologia) e 12 residentes multi (Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Nutrição e Terapia Ocupacional, que atuaram em Intensivismo, Urgência e Trauma e Saúde do Idoso).

Devido à pandemia da Covid-19, o evento foi realizado de forma semipresencial, com participação limitada de residentes e preceptores homenageados e também com transmissão on-line para as famílias.

Rafael Barbuto, coordenador do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão (Nepe), destacou os desafios dos residentes no Risoleta durante a maior crise sanitária dos últimos 100 anos. “Acredito que o aprendizado que vocês tiveram aqui foi ímpar. Fora a nossa humanização, as relações interpessoais, aqui vocês vivenciaram o que é o cuidado, o trabalho em equipe. Desejo boa sorte, que vocês retornem e nunca se esqueçam que passaram pelo Risoleta”, disse.

Fidel Meira, coordenador Comissão de Residência Médica (COREME), e Giberto Simeone, coordenador da Comissão de Residência Multiprofissional (COREMULTI), agradeceram a presença de todos os residentes e falaram da importância de iniciar a carreira profissional com a experiência em atuar de forma integrada, multiprofissional e com conhecimentos únicos adquiridos em um Hospital que de fato prepara os profissionais a partir de ricas vivências práticas.

Fidel Meira (COREME), Rafael Barbuto (NEPE) e Gilberto Simeone (COREMULTI)

Campo fértil para o ensinar e aprender

Desde 2009, o Risoleta é certificado pelos Ministérios da Educação e da Saúde, contribuindo na formação dos profissionais e reforçando sua vocação para o ensino, com foco no desenvolvimento teórico e prático.

Na Instituição, os residentes realizam todas as atividades que os registros profissionais específicos conferem para as respectivas profissões. Há a supervisão de trabalhadores mais experientes (coordenadores, preceptores e tutores) e, na Residência Multiprofissional, é obrigatória a apresentação e publicação de Trabalho de Conclusão de Residência (TCR).

Residentes Médicos

Nova safra

No dia 01/03, foi realizada a recepção de 35 novos residentes, sendo 23 do Programa de Residência Médica e 12 do Multiprofissional. Eles irão atuar no Hospital entre um e dois anos. Esse número pode aumentar até o final do mês com a chegada de mais participantes para o Programa de Residência Médica.

.

 

 

Deixe um comentário