No início deste mês, sete trabalhadores do Risoleta participaram do Curso de Enfermagem Forense, realizado no 1º Encontro da Câmara Técnica do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren-MG), em Belo Horizonte/MG.
O curso teve como foco a importância do enfermeiro no atendimento às vítimas de violência e trouxe um novo olhar para os profissionais, que atuam na Maternidade e no Pronto-Socorro. Entre os assuntos abordados destacam-se ética, atendimento humanizado e qualificado às vítimas, familiares e perpetradores, legislações, protocolos de atendimento, recolha e preservação de vestígios, documentação fotográfica e escrita, tráfico humano, violência sexual, traumatologia forense, asfixiologia e estrangulamento não fatal, entre outros.
A enfermeira da Maternidade Regiane Saliba diz que o curso foi muito esclarecedor: “principalmente para mim, profissional que lida na área da saúde da mulher, me fez ter uma visão mais completa e uma abordagem diferenciada ao realizar a triagem na Classificação de Risco ou na assistência à mulher em qualquer outro setor da Maternidade. É imprescindível termos esses conhecimentos, ainda mais com os números expressivos de aumento da violência contra mulheres e crianças. É um curso chocante, porém necessário”.
Para a enfermeira do Pronto-Socorro Hanna Dionízio o curso proporcionou um novo olhar na prestação da assistência. “Nossos pacientes, infelizmente, estão inseridos em diversos contextos de violência e fragilidade social. A Enfermagem Forense é uma nova área para atuação do enfermeiro com grande importância nos impactos da sociedade, na saúde pública e na elaboração de parecer técnico para os processos judiciais. Foi uma honra ter participado”, relata.
Além do Risoleta, enfermeiros de outras instituições de referência para atendimento de pessoas vítimas de violência também participaram, como da Maternidade Odete Valadares e do Hospital Sofia Feldman. O curso durou três dias e contou, além das aulas teóricas, com uma oficina interdisciplinar e uma simulação realística.
Saiba mais sobre Enfermagem Forense no site do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).