Em 17/11 é celebrado o Dia Mundial de Enfrentamento ao Câncer de Próstata, 2ª doença mais comum entre os homens no Brasil – atrás apenas do câncer de pele não-melanoma, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA.
A campanha Novembro Azul busca conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, valorizando a saúde do homem – muitas vezes negligenciada por falta de informações ou pelo preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque.
O que é o câncer de próstata?
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino em formato de uma maçã, localizada logo abaixo da bexiga e à frente do reto. Ela é responsável por produzir parte do sêmen, que contém os espermatozoides.
O câncer nessa região é caracterizado pelo aumento desordenado das células cancerígenas. Em alguns casos, o crescimento pode se dar de forma rápida, espalhando-se por outros órgãos e podendo levar à morte. O mais comum, no entanto, é ocorrer de forma lenta: cerca de 15 anos para atingir um centímetro.
Alguns dados
- Cerca de 80% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos, por isso o câncer de próstata é considerado de terceira idade.
- Estima-se que, anualmente, sejam diagnosticados no Brasil mais de 60.000 novos casos da doença.
- O câncer de próstata é silencioso, mas, se identificado precocemente, as chances de cura são de 90%. Não deixe para depois, cuide de você agora!
- Quase 95% dos casos são diagnosticados em estágio avançado uma vez que, na fase inicial, a doença não apresenta sintomas e poucos homens realizam o exame frequentemente.
Cuide-se!
Lembramos que para um cuidado de saúde integral há importantes vacinas recomendadas aos homens com idade entre 20 e 59 anos:
– Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
– Hepatites A e B
– HPV
– Difteria, tétano e coqueluche
– Varicela (catapora)
– Influenza (gripe)
– Meningocócica conjugada ACWY
– Febre amarela
– E, claro, as doses recomendadas da vacina contra a covid-19!
A equipe Risoleta veste a camisa do Novembro Azul!