Múltiplas experiências garantem a assistência nutricional aos pacientes do Risoleta

No momento, você está visualizando Múltiplas experiências garantem a assistência nutricional aos pacientes do Risoleta
Equipe da EMTN orientando familiar de paciente

Em comemoração ao Dia da Saúde e da Nutrição (31/03), data que incentiva a prática da boa alimentação e traz uma reflexão sobre a importância de nossas escolhas alimentares diárias, destacamos o trabalho realizado pela Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional (EMTN) do Risoleta.

Desde 2006, esses profissionais são responsáveis por orientar os pacientes e seus familiares (cuidadores) sobre a terapia nutricional para alta hospitalar, o que é crucial para a qualidade de vida e saúde dos usuários após a desospitalização.

Composta por médico, enfermeiro, nutricionista, fonoaudiólogo e farmacêutico, a EMTN, de forma pioneira, se dedica a guiar os pacientes em uso de vias alternativas de alimentação (sonda de nutrição enteral, grastrostomia e jejunostomia) sobre os cuidados que eles devem ter em domicílio, como preparo e armazenamento dos alimentos para a dieta artesanal ou industrializada, cuidados relacionados à higiene, manutenção da sonda e as orientações relacionadas ao preparo e administração das medicações. “A terapia nutricional tem o objetivo de prevenir a desnutrição, melhorar a cicatrização e a resposta imunológica, o que vai reduzir o tempo de internação e a mortalidade intra-hospitalar”, explica Ana Júlia da Mata, nutróloga da EMTN.

Atuação

A EMTN tem oito profissionais e conta com mais três membros da Nutrição Clínica que fazem interface com as ações. A Equipe também atua na qualificação permanente dos profissionais envolvidos com a terapia nutricional e todos os atendimentos são realizados de forma individualizada e humanizada, respeitando os preceitos éticos em busca dos melhores resultados.

Nayara Vieira, enfermeira da EMTN ressalta que a orientação é realizada antes da alta dos pacientes. Eles recebem cartilhas com uma linguagem simples e explicativa (orientação da recuperação), adaptadas à realidade de cada um.

Deixe um comentário