Em outubro, a Dra. Elisa Martins, anestesiologista do Risoleta, foi para Angola, no continente africano, como voluntária do Projeto Kids Salvation/Criança Feliz Angola com a missão de atuar e capacitar a equipe local nos atendimentos às crianças vítimas de queimaduras e outras enfermidades. Ela integrou um grupo com vários profissionais de saúde brasileiros que, durante dez dias, atuaram em um mutirão de procedimentos médicos e odontológicos no Hospital Central do Lubango (cidade distante a quase 900 km de Luanda, capital angolana).
Elisa atua no Risoleta há quatro anos e explica que de doadora de alguns projetos resolveu ir além como voluntária: “Há alguns anos realizo doações para o projeto em Angola e sempre tive o desejo de atuar ativamente. Acredito que com esses atendimentos somos capazes de ressignificar a vida de muitas pessoas e este ano decidi realizar esse sonho”, diz.
Crianças de Lubango
Em Angola, queimaduras são um problema de saúde pública: muitas famílias fazem fogueira na rua para cozinhar e se aquecer, o que acaba gerando acidentes. Nesses casos, o tratamento adequado são cirurgias para reabilitação das áreas lesionadas para melhorar a qualidade de vida das vítimas. A higiene bucal também é um desafio para a crianças angolanas devido à dificuldade de acesso a escovas de dente e profissionais de saúde bucal para educação, prevenção e tratamento.
O projeto
Criado em 2024, a partir da ONG Criança Feliz Angola, o Kids Salvation busca promover melhorias concretas na saúde e na qualidade de vida das crianças atendidas e reduzir complicações decorrentes da falta de tratamento adequado. Até o momento, mais de 60 cirurgias plásticas, cardiovasculares, otorrinolaringológicas e bucomaxilofacial já foram realizadas, além de mais de 100 atendimentos odontológicos.
Todas as ações são realizadas com recursos próprios dos profissionais de saúde brasileiros. A longo prazo, o projeto almeja estabelecer uma rede de apoio contínuo para promover a sustentabilidade dos serviços de saúde na região por meio da capacitação de profissionais locais.
“Essa é a primeira vez que atuo em um projeto como esse e certamente vários outros desafios e propósitos terei”, destaca Dra. Elisa.
A comunidade Risoleta agradece por sua vontade de ajudar o próximo, seja no Brasil ou no exterior, e deseja sucesso nas próximas missões na África.

Gente que coisa linda de ver… Imagine só a gratidão em poder servir uma comunidade tão especificamente assim com esse tipo de trabalho de excelência e recursos elevados. Parabéns Elisa. Parabéns Kids Salvation… Parabéns Risoleta… Por mais trabalhos assim…Por mais pessoas assim…Por mais projetos assim…. Coração grato e cheio de alegria. Que Deus continue abençoando e impulsionando esse estilo de vida de amor ao próximo.