Tradicionalmente no mês de maio o Risoleta abraça a campanha Maio Amarelo, que em 2023 completa dez anos, sendo um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes e práticas mais seguras no trânsito, com foco em humanizar o ato de nos deslocarmos pelas cidades.
Dados do Ministério da Saúde mostram que, anualmente, cerca de 32 mil pessoas perdem a vida no trânsito no Brasil. Quando não resultam em óbito, os acidentes geram nas vítimas sequelas físicas, emocionais e também impactos econômicos.
A situação é tão grave que a Assembleia Geral das Nações Unidas instituiu a Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2021-2030, com a ambiciosa meta de prevenir ao menos 50% das mortes e lesões no trânsito até 2030 em todo o mundo.
Assistência a vítimas de acidente no Risoleta
O Risoleta é um Hospital de urgência e emergência referência em trauma e, por sua localização, recebe muitos casos de acidentes de trânsito. Confira dados de atendimentos em nossa Instituição envolvendo pessoas e automóveis em vias terrestres:
2022 – 19,4 mil acidentes envolvendo veículos, sendo 586 atropelamentos;
2023 (até abril) – quase 6,2 mil acidentes envolvendo veículos, sendo 153 atropelamentos.
Cuidados importantes
Segundo o coordenador de Ortopedia e Traumatologia do Risoleta, Dr. Túlio Campos, os casos que envolvem acidentes com motocicletas e bicicletas são, em sua maioria, de pessoas jovens, muitas sem capacetes e com roupas e calçados inapropriados, que deixam o corpo exposto em caso de traumas (em especial membros inferiores, como pernas e pés).
Dr. Túlio explica que as campanhas para uso de cintos de segurança em automóveis são efetivas, mas os passageiros no banco de trás dos veículos ainda não têm o hábito de usar cinto e, em caso de colisão, os ferimentos podem ser graves.
Para quem está a pé, a atenção deve ser redobrada para respeitar o sinal e as faixas de pedestres. Dr. Túlio alerta para os riscos de atropelamentos para quem anda digitando no celular ou usa fone de ouvido e se distrai com o trânsito à sua volta.
Confira aqui a entrevista com o Dr. Túlio Campos, com dicas de boas práticas no trânsito para uma convivência harmoniosa entre pedestres, condutores e veículos!
Atendimento aos trabalhadores
Dados do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) mostram que, entre janeiro/2022 e março/2023, tivemos 27 colegas que se acidentaram no trânsito durante o deslocamento para o Hospital ou no retorno do trabalho. A maioria deles envolveu motocicleta.
Fica a dica
- Sempre use o cinto de segurança, inclusive no banco de trás.
- Fique atento à sinalização nas vias.
- Sempre atravesse na faixa de pedestre.
- Ajuste os retrovisores para evitar pontos cegos.
- Sempre transporte crianças de até 10 anos na cadeirinha.
- Respeite os outros agentes de trânsito, sejam eles motoristas, motociclistas, ciclistas ou pedestres.
- Evite usar o celular na direção e quando for atravessar a rua.
- Na moto, escolha calças e calçados mais grossos para proteção das pernas e pés.
Confira abaixo a entrevista com o Dr. Túlio Campos para o jornal MG Record.
Confira abaixo a entrevista com o Dr. Túlio Campos para o Jornal Minas | Rede Minas.
Confira também a reportagem sobre a campanha, veiculada na TV Record.
Veja também a entrevista com ortopedista Dr. Marcelo Perucci para a Rádio Itatiaia.