Dia Mundial da Saúde

No momento você está vendo <strong>Dia Mundial da Saúde</strong>

Saúde para Todos é o tema do Dia Mundial da Saúde de 2023, celebrado em 07 de abril. A data comemora a fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que completa 75 anos. A campanha defende o acesso universal à saúde, a equidade no atendimento, a valorização da atenção primária à saúde, o combate às doenças crônicas não transmissíveis e a atenção à saúde mental.

A proposta é compatível com o que preconiza o Sistema Único de Saúde (SUS), do qual o Risoleta faz parte. A Lei 8.080, de 1990, garante acesso integral, universal e gratuito à saúde para toda a população do país, desde a atenção primária até o transplante de órgãos.

O SUS é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, cuja responsabilidade é distribuída entre os três níveis de governo – federal, estadual e municipal – além de contar com a participação popular por meio de Conselhos e Conferências de Saúde.

Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde

Conheça seus direitos na hora de procurar atendimento de saúde:

• Todo cidadão tem direito ao acesso ordenado e organizado aos sistemas de saúde.
• Todo cidadão tem direito a tratamento adequado e efetivo para seu problema.
• Todo cidadão tem direito ao atendimento humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminação.
• Todo cidadão tem direito a atendimento que respeite a sua pessoa, seus valores e seus direitos.
• Todo cidadão também tem responsabilidades para que seu tratamento aconteça da forma adequada.
• Todo cidadão tem direito ao comprometimento dos gestores da saúde para que os princípios anteriores sejam cumpridos.

Missão do Risoleta

Risoleta é uma instituição de referência para a Região Norte de Belo Horizonte e municípios vizinhos, que acolhe mais de 1,5 milhão de pessoas. Além disso, somos um Hospital de Ensino e, por aqui, o que nos guia é a seguinte missão:

Promover cuidado integral no âmbito da urgência, emergência e materno-infantil aos usuários do SUS, com qualidade e segurança, e contribuir para a formação de pessoas e produção do conhecimento na área da saúde.

Deixe um comentário