Janeiro Branco – Prevenção pede ação! Conecte-se às pessoas e fique atento à saúde mental e emocional

No momento você está vendo Janeiro Branco – Prevenção pede ação! Conecte-se às pessoas e fique atento à saúde mental e emocional

Janeiro inspira-nos a refletir sobre nossa vida, o que conquistamos e os objetivos para o ano que se inicia. Entre as reflexões, devemos nos atentar para a saúde física, mental e emocional. Afinal, precisamos estar bem para levar nossas atividades adiante, nos relacionar e cuidar dos outros também!

Hoje, divulgamos a campanha Janeiro Branco de cuidado com a saúde mental. Janeiro foi o mês escolhido por ser o início de um novo ciclo e a cor branca por, simbolicamente, representar “folhas ou telas em branco” sobre as quais podemos projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e desejamos concretizar.

Campanha nacional

Janeiro Branco começou como um movimento, que em 2024 completa 10 anos, e ganhou força com a Lei nº 14.556 (25/04/2023). A campanha defende que tão importante quanto as medidas individuais é o olhar para a saúde mental como saúde pública, que possibilite uma visão estrutural da promoção e prevenção dos transtornos mentais.

A legislação em vigor aponta a gravidade das doenças mentais no Brasil, o papel do Estado em seu enfrentamento e oficializa a importância de campanhas nacionais de conscientização da população com foco na prevenção à dependência química e ao suicídio. As ações abordam a promoção de hábitos e ambientes saudáveis e a prevenção de doenças psiquiátricas.

Confira mais sobre o slogan “Saúde mental enquanto há tempo” e sobre a campanha no site do Instituto Janeiro Branco: https://janeirobranco.com.br/.

 

Janeiro Branco no Risoleta

Pelo segundo ano consecutivo divulgamos a campanha Janeiro Branco sob a condução do SESMT do Hospital. O objetivo é ressaltar a importância do cuidado com nossa saúde mental e emocional, com a expectativa por dias melhores.

Nós podemos, com atitudes simples, melhorar a nossa saúde e a das pessoas ao nosso redor.

Comece por você mesmo: pense que se colocar em 1º lugar não só irá ajudar você a levar uma vida melhor como também trará benefícios para quem você escolher manter por perto. Busque atividades que lhe proporcionam prazer e, sempre que possível, vá atrás daquilo que lhe faz feliz. Isso ajuda a encontrar o equilíbrio necessário para conciliar as obrigações do dia a dia sem a sensação de que estamos apenas cumprindo uma lista de tarefas. 

Fale abertamente: sua voz tem mais poder do que você imagina! Falar sobre saúde mental ajuda a desmistificar o assunto e subverter a ideia de que somente quem sofre de algum transtorno psicológico precisa de terapia. Mostrar vulnerabilidade não é uma fraqueza, muito pelo contrário. É uma ferramenta poderosa de conexão que ajuda a construir relações sinceras.

Seja solidário: tente fazer do ambiente de trabalho o mais acolhedor possível. Ofereça auxílio, se faça presente e procure ajudar seus colegas quando oportuno. 

Conte com o SESMT: a equipe de Medicina do Trabalho está disponível para realizar um primeiro atendimento e ajudar na identificação do melhor recurso para tratamento da saúde emocional, direcionando quando necessário para profissionais especializados.


Deixe um comentário