O Dia Mundial dos Cuidados Paliativos (celebrado anualmente no segundo sábado de outubro), traz visibilidade sobre garantir suporte digno e de qualidade para pessoas com doenças graves ameaçadoras à vida.
Neste ano o tema é “Alcançar a Promessa: Acesso Universal aos Cuidados Paliativos”, reforçando o compromisso global com a ampliação desses serviços essenciais.
Vale saber!
- Ano passado foi celebrado os 10 anos da resolução da Assembleia Mundial da Saúde, pedindo que todos os países fortaleçam os cuidados paliativos como parte fundamental da assistência em saúde.
- Atualmente, mais de 60 milhões de pessoas necessitam desses cuidados anualmente, sendo que 80% vivem em países de baixa e média renda.
- Em 2024, o Governo Federal instituiu a Política Nacional de Cuidados Paliativos – PNCP no SUS, que regulamenta, traz financiamento e amplia o acesso da população a estes cuidados essenciais para os portadores de doenças graves.
PaliAtivistas no Risoleta
Desde 2009, a equipe de Cuidados Paliativos do Risoleta organiza sua atuação em dois pilares: assistencial (Hospital e Ambulatório) e educacional (aulas, cursos e palestras).
Atualmente, o serviço tem uma média de 1.400 interconsultas e 800 internações por ano em sua Unidade de Cuidados Paliativos. São atendidos pacientes com diversas doenças, como câncer, demências, AVEs, falências orgânicas, problemas vasculares, entre outras.
Exposição
De 09/10 a 31/10, quem acessar a Unidade de Cuidados Paliativos do Risoleta poderá ver a exposição “Quem sou eu”, com relatos sensíveis e intimistas de pacientes e trabalhadores que convivem com as práticas assistências paliativistas, que unem interações físicas, emocionais e espirituais.