Dezembro Vermelho é o nome dado à campanha de conscientização sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS ou SIDA) e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A iniciativa tem um papel fundamental no alerta à sociedade sobre a necessidade de prevenção da AIDS e outras doenças como sífilis, herpes genital, gonorreia, tricomoníase, HPV e hepatites virais B e C, destacando suas formas de transmissão.
A falta de informação é um dos grandes desafios na luta contra a transmissão dessas doenças. Muitas pessoas possuem dúvidas ou desconhecem informações importantes e a internet, embora seja uma ferramenta útil, nem sempre oferece respostas claras e confiáveis.
Pensando nisso, preparamos atividades de conscientização junto com alunos da Faculdade de Medicina da UFMG sob a orientação do Prof. Rafael Barbuto, médico e Coordenador no Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão (Nepe) do Risoleta. As ações serão direcionadas para trabalhadores e usuários (pacientes, visitantes e acompanhantes).
Orientações e distribuição de preservativos masculinos e femininos
Quando: dias 12 e 13 de dezembro, conforme os seguintes horários e locais:
12/12 – quinta-feira
- 12h às 14h – Porta do Refeitório
- 14h às 15h – Portaria Principal (Maternidade)
13/12 – sexta-feira
- 12h às 14h – Porta do Refeitório
- 14h às 15h – Portaria Principal (Maternidade)
- 15h às 16h – Maternidade (andares)