29.10 – Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC)

No momento você está vendo 29.10 – Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC)


A data de hoje é um alerta sobre o AVC (Acidente Vascular Cerebral), doença que tira a vida de mais de 70 mil brasileiros anualmente – em especial homens com idade entre 70 e 79 anos e mulheres com idade entre 80 e 89 anos, o que mostra que a idade é um fator importante e de risco.

Existem dois tipos de AVC: o isquêmico, quando há obstrução de uma artéria impedindo a passagem de oxigênio para células cerebrais; e o hemorrágico, quando há rompimento de um vaso cerebral, provocando hemorragia.

Em 2021, a campanha mundial sobre o AVC, apoiada pela Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares e outras entidades, traz o tema “Aprenda os sinais de um AVC – Ganhe #tempoprecioso”. O objetivo é mostrar como as pessoas devem agir rapidamente quando alguém apresenta os sintomas da doença, pois minutos podem salvar vidas.

AVC no Risoleta

A Unidade de AVC do Risoleta tem 13 anos e é referência para o tratamento da população de Belo Horizonte e municípios vizinhos. O Hospital tem 18 leitos dedicados ao atendimento de pacientes com AVC agudo.

– Em média, são atendidos 650 novos pacientes por ano na Unidade de AVC.
– E no Ambulatório de Egressos fazem acompanhamento em função da doença cerca de 50 usuários por mês.

“Atuamos de forma interdisciplinar nos cuidados da fase aguda e subaguda. Nossa equipe conta com 4 neurologistas, 1 clínico, 2 fonoaudiólogas, 2 fisioterapeutas, 2 terapeutas ocupacionais, assistente social, farmacêutico, nutricionista, 2 enfermeiros e técnicos de enfermagem. O diferencial do Risoleta está na inserção na rede de urgência e emergência do SUS, credenciada pelo Ministério da Saúde como nível III, ou seja, o nível máximo de estrutura para cuidados dos pacientes com AVC.”, Romeu Santana, coordenador da Unidade de AVC

Nos últimos três anos, a equipe de AVC do Hospital teve intensa produção científica com artigos publicados em revistas especializadas, teses de doutorado e dissertações de mestrados, concebidos na Unidade de AVC com foco nas áreas de Medicina, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Fisioterapia.

Deixe um comentário