14/10 – Dia Mundial de Cuidados Paliativos 2023

No momento, você está visualizando 14/10 – Dia Mundial de Cuidados Paliativos 2023

Anualmente, o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos é celebrado no 2º sábado de outubro, reforçando a importância desse serviço em todo o mundo. O tema deste ano, “Comunidades Compassivas – Juntos pelos Cuidados Paliativos”, remete às ações de espaços que cuidam das pessoas, as ajudam a viver no lugar que chamam de lar, conectam as pessoas a serviços e aumentam a conscientização sobre questões relacionadas ao fim da vida, sempre se pautando pelo espírito de solidariedade entre os membros da comunidade, em especial aqueles mais vulneráveis.

Nos últimos anos, centenas de comunidades compassivas foram desenvolvidas em todo o mundo. Em Minas Gerais, existem dois projetos: Cabana Compassiva e Betim Compassiva, que conta com membros da Equipe de Cuidados Paliativos do Risoleta e demais voluntários da saúde e da comunidade para apoiar famílias com os cuidados paliativos.

Além disso, o Hospital é referência para receber pacientes do projeto Cabana Compassiva.

Conheça mais sobre a Comunidade Compassiva Betim

Você sabia? 

Desde 2009, o serviço de Cuidados Paliativos do Risoleta vem somando avanços e superando desafios na assistência aos pacientes. Pioneira em Minas Gerais, a equipe do Hospital é composta por assistentes sociais, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, nutricionistas, psicólogos, técnicos de enfermagem e terapeutas ocupacionais. 

E neste ano, a equipe teve destaque no III Congresso Mineiro de Cuidados Paliativos, realizado no início do mês em Belo Horizonte/MG. O encontro abordou diferentes temáticas do cenário paliativista e teve entre os seus palestrantes:

. Dra Ana Luísa Rugani, coordenadora da equipe de Cuidados Paliativos, falando sobre “Abordagem da dor na Demência Avançada”;

 . Dra Daniela Charnizon (médica e coordenadora do programa de Residência Médica em Cuidados Paliativos), falando sobre a “Inserção da equipe multidisciplinar nas residências;

. Dra Marília Araújo, médica, falando sobre “Há lugar para Cuidados Paliativos na Sala de Emergência?; 

. Dr João Victor Meneghin, médico, colaborador no curso de pré-congresso o Role Play – Comunicação de más notícias;

. Evellyn Rodrigues, terapeuta ocupacional, com o tema “Quando os objetivos se transformam”; 

. Ligia Ventura, nutricionista, com o tema “Nutrição e alimentação em fim de vida – prática clínica e dilemas bioéticos”

Além disso, a equipe apresentou três trabalhos (pôsteres) com focos nas rotinas diárias do trabalho realizado no Hospital:

. Perfil dos pacientes em cuidado paliativo em uma unidade de internação de um hospital público de Belo Horizonte);

. Ações educativas sobre cuidados paliativos em um Hospital de ensino da região norte de Belo Horizonte; 

. Ambulatório de comunicação de cuidados paliativos de um hospital público de Belo Horizonte. 

 
Parte da Equipe de Cuidados Paliativos no III Congresso Mineiro de Cuidados Paliativos

Deixe um comentário