“Teste da orelhinha” nas primeiras 24h de vida dos bebês

No momento, você está visualizando “Teste da orelhinha” nas primeiras 24h de vida dos bebês

A Triagem Auditiva Neonatal (TAN), também conhecida como “teste da orelhinha”, é um exame realizado no bebê para avaliar o funcionamento das células do ouvido, identificando, de forma precoce, perdas auditivas e dando o devido encaminhamento do bebê para o tratamento adequado nos serviços públicos de saúde.

A TAN é um exame indolor e rápido, com duração de poucos segundos, em que uma pequena sonda é introduzida no canal auditivo do bebê enquanto ele dorme, sem causar desconforto.

Na Maternidade do Risoleta, que compõe os serviços de referência em TAN da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA-BH), o exame é realizado pela equipe de Fonoaudiologia em todos os recém-nascidos, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. Em média, 200 triagens auditivas são realizadas por mês.

“Os testes são feitos preferencialmente nas primeiras 24h de vida e antes da alta hospitalar. Caso não seja possível, os bebês são reagendados para retorno ao Hospital com data e horas reservados, ainda no primeiro mês de vida, conforme orienta a legislação”, explica Simone Vale, coordenadora do serviço de Fonoaudiologia.

Na Rede SUS-BH, a criança tem um acompanhamento do seu desenvolvimento auditivo e linguístico, com acesso à protetização, de acordo com a avaliação do serviço de referência que será encaminhado. Atualmente, o Hospital Odilon Behrens é referência de atendimento auditivos na capital.

“O Hospital conta com quatro fonoaudiólogas especialistas que atendem exclusivamente na Maternidade e na UTI Neonatal. Elas atuam de forma incansável na realização dos testes e nos encaminhamentos para tratamento, quando necessário. Dessa forma, conseguimos alcançar as recomendações do Ministério da Saúde na realização da TAN, oferecendo um cuidado de qualidade aos recém-nascidos”, destaca Simone.

Deixe um comentário