Diante do quadro de superlotação, o Hospital Risoleta Tolentino Neves informa que, neste momento, não possui condições estruturais e de espaço físico para receber novos pacientes. A Diretoria da Instituição notificou a situação à Rede de Urgência e Emergência de BH, solicitando apoio no processo de referenciamento de pacientes para outras unidades da Rede SUS e compartilha esta nota para esclarecimento e alerta à população sobre a situação vivenciada no Risoleta.
A medida se deve ao quadro de superlotação da unidade, que atualmente tem capacidade operacional para atendimento de 90 pacientes simultaneamente. Neste momento (13h), o Pronto-Socorro está com 171 pacientes em atendimento. Desde sexta-feira, 25/04, o Hospital registrou um aumento de 20% na demanda de pacientes com perfil de maior gravidade, o que impactou na capacidade de admissão de novos casos.
Todos os usuários que já se encontram dentro da Instituição permanecerão sendo atendidos, mas reforçamos a necessidade da restrição temporária da entrada de novos pacientes no Pronto-Socorro para assegurar a qualidade e segurança assistencial. Internamente estão sendo adotadas todas as medidas para reavaliação dos doentes, agilização para realização do apoio diagnóstico e de outros recursos que possam assegurar uma desospitalização (alta hospitalar) segura dos doentes, possibilitando uma movimentação adequada e mais ágil dos pacientes em atendimento ou internação.
O Hospital Risoleta lamenta o desconforto gerado para a população de referência neste momento, mas rearma seu compromisso de, mesmo diante de todos os desafios, prestar uma assistência aos pacientes com segurança e qualidade.