Médico do Risoleta é o novo membro da Academia Mineira de Medicina

No momento, você está visualizando Médico do Risoleta é o novo membro da Academia Mineira de Medicina

Neste mês, o coordenador da Cirurgia Vascular do Risoleta, Dr. Tulio Pinho Navarro, será empossado na Academia Mineira de Medicina (AMM), como Acadêmico Titular da Cadeira de número 21.

A indicação, feita por membros da Academia, seleciona os profissionais médicos que contribuíram com a melhoria e a história da medicina mineira. São apenas 100 cadeiras, o que representa cerca de 1% dos médicos do estado.

“A Academia representa o ápice da medicina mineira. Diferentemente de uma associação ou de uma sociedade médica, na qual os sócios para entrar bastam ser médicos ou especialistas. Nela, somos escrutinados por nossa história médica. Temos que defender um memorial em público e ser votados pelos membros”, explica o Dr Túlio.

Quem é?

üGraduado em Medicina (UFMG/1990), com Residência Médica em Cirurgia Geral e em Cirurgia Cardiovascular (HC-UFMG/1990-1994);

üEspecialista em Cirurgia Vascular (SBAVC/1995);

ü Doutor em Cirurgia (UFMG/2005);

ü Docente no Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFMG;

ü Coordenador do Serviço de Cirurgia Vascular e Endovascular do HC-UFMG

Possui expressiva atuação profissional conciliando atividades de assistência, ensino e pesquisa, sendo referência na publicação de artigos nacionais e internacionais de inovação.

Saiba mais sobre ele aqui.

Desde 2006 faz parte do Corpo Clínico do Risoleta, alinhando as atividades de assistência, ensino e pesquisa nos serviços de cirurgia vascular.

História da AMM

Fundada em 1970, a Academia conta com importantes patronos, como: Hilton Rocha, Lucas Machado, Carlos Chagas, João Guimarães Rosa, Galba Velloso, Mário Penna, Orestes Diniz, Borges da Costa, Otto Cirne, Hugo Werneck, Vital Brasil, Baeta Vianna e Alfredo Balena, entre outros.

A AMM tem como finalidades:

ü Contribuir para o desenvolvimento e o progresso da profissão e ensino médico;

ü Apresentar sugestões, solicitar providências e colaborar com as autoridades oficiais competentes, em benefício da Cultura, da Saúde e do Ensino Médico;

ü Responder consultas das autoridades constituídas;

ü Homenagear, em Sessão Solene, vultos ou fatos que se destacaram na história da medicina mineira. “Esses itens têm sido cumpridos, ao longo da vida da entidade, com rigor, responsabilidade e competência”.

E em 2025, pela primeira vez em 50 anos de história, a AMM será presidida por uma mulher, a dra Elizabeth Costa Dias.

Deixe um comentário