Maio Amarelo – Desacelere. Seu bem maior é a vida

No momento, você está visualizando Maio Amarelo – Desacelere. Seu bem maior é a vida

A campanha Maio Amarelo, de conscientização para a adoção de práticas mais seguras no trânsito, nos convida a refletir sobre um triste cenário: Minas Gerais é um dos estados com mais mortes no trânsito no Brasil, segundo dados do Ministério da Justiça.

As vítimas dos acidentes, envolvendo pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas e usuários de transporte público, em sua maioria, quando não morrem, ficam com sequelas graves para o resto da vida.

O Risoleta é uma unidade de saúde referência em trauma e, por sua localização, no Vetor Norte de Belo Horizonte, recebe muitos casos de acidentes de trânsito, principalmente envolvendo colisões, quedas de moto e atropelamentos.

Atendimentos

De janeiro de 2023 a abril de 2025, mais de 10.000 pessoas receberam atendimento no Pronto-Socorro do Hospital em decorrência de acidentes no trânsito, com um crescimento significativo a cada ano de motos, carros e bicicletas como os principais causadores das ocorrências. Desses dados, vale destacar:

✓ Mais de 70% foram homens;
✓ Mais de 70% com idade entre 21 e 50 anos;

 Após o atendimento na urgência, a média de internação é de cerca de nove dias e muitos, após a alta médica, ainda precisam retornar para o Hospital e seguir com a assistência pós-cirúrgica. De 2023 até o primeiro trimestre de 2025, cerca de 2.000 pacientes foram atendidos em nosso Ambulatório de Especialidades para tratar as sequelas decorrentes de lesões desses acidentes.

“Os casos que envolvem acidentes com motocicletas e bicicletas são, em sua maioria, de pessoas jovens, que não utilizavam equipamentos básicos de segurança, deixando o corpo exposto, em especial membros inferiores, como pernas e pés. As campanhas para uso de cintos de segurança em automóveis são efetivas, mas os passageiros no banco de trás dos veículos ainda não têm o hábito de usar cinto e, em caso de colisão, os ferimentos podem ser graves. E para quem está a pé, a atenção deve ser redobrada para respeitar o sinal e as faixas de pedestres. Nosso alerta fica ainda para os riscos de atropelamentos para quem anda digitando no celular ou usa fone de ouvido e se distrai com o trânsito à sua volta”, diz o coordenador de Ortopedia e Traumatologia do Risoleta, Dr. Túlio Campos.

Vale ressaltar que a segurança no trânsito é uma responsabilidade de todos: motoristas e pedestres. A atenção nas vias, evita acidentes e torna a circulação mais segura.

Acesse aqui orientações de boas práticas no trânsito.

Deixe um comentário