A partir de maio, alunos do curso de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) serão voluntários nas atividades diárias do serviço de Odontologia Hospitalar do Risoleta.
A experiência, inédita entre as instituições, é fruto de um projeto de extensão da Universidade, coordenado pelo departamento de Odontologia Social e Preventiva, com o objetivo de potencializar a assistência odontológica nos pacientes internados no Hospital, juntamente com a equipe multidisciplinar.
De maio a novembro deste ano, os estudantes irão realizar atendimentos nas Linhas de Cuidado, em especial no CTI, cenário assistencial com a maior demanda de atendimento.
Os alunos, que foram selecionados a partir do 6º período do curso de Odontologia, irão atuar em diversas frentes, como cirurgia oral menor, estomatologia e patologia, tratamento odontológico preventivo e curativos.
Eles serão acompanhados por Alessandra Figueiredo de Souza e Fernanda Castro, cirurgiãs-dentistas do Hospital.
“A inserção dos alunos da Faculdade de Odontologia no Risoleta representa ampliação do conhecimento, aproximando os estudantes da teoria à prática, permitindo ampliação do atendimento ao paciente internado”, afirma Alessandra.
Odontologia no Risoleta
A principal atuação do serviço de Odontologia no Risoleta busca prevenir infecções, com destaque para a Pneumonia. Além disso, identifica e remove focos infecciosos que interfere na recuperação da saúde do paciente internado.
O Hospital é credenciado pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) com o componente de atenção bucal ao paciente internado (C-ABPI), integrando a assistência odontológica do Sistema Único de Saúde (SUS).
Anualmente, cerca de 800 atendimentos, entre consultas e procedimentos, são realizados em todos os cenários assistenciais do Hospital, com perspectiva de ampliação do serviço.











