Na última quarta-feira (07/05), foi realizada a Conferência Local de Saúde do Hospital, um espaço de diálogo entre usuários, trabalhadores e gestores, com o objetivo de propor melhorias nos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) à população. O encontro que antecede a etapa municipal, onde serão discutidas as propostas aprovadas durante as prévias locais e distritais, reuniu cerca de 35 participantes.
Durante a abertura da Conferência, a diretora assistencial do Risoleta Neves, Mônica Costa, ressaltou o compromisso do Hospital em sempre manter o diálogo com os diversos atores que envolvem o hospital, no intuito de somar forças. “Como diretora deste hospital, quero manifestar a vocês o compromisso que temos de garantir, dentro desta instituição, que a vida de cada pessoa seja valorizada, independentemente de quem ela seja fora daqui. A missão que temos não é responsabilidade apenas de um ou outro, é uma luta de todos. Estamos aqui para fazermos juntos o que é necessário.”, afirmou.
Sueli Carvalho, presidente do Conselho de Saúde do Risoleta, destacou a importância da construção coletiva e do controle social para o fortalecimento do SUS. “Nós, usuários, precisamos participar e ocupar esse lugar. Quando fazemos isso, conseguimos fortalecer a Saúde e melhorar os serviços que usamos todos os dias”.
A abertura do evento contou também com a apresentação artística conduzida por Vando Euripes, que relembrou a criação do SUS no Brasil e destacou a importância do sistema para toda a sociedade.
Discussão das propostas
Durante os trabalhos em grupo, quando foram discutidas as propostas prioritárias a serem encaminhadas à 17ª Conferência Municipal de Saúde de Belo, prevista para junho. As diretrizes que serão pactuadas deverão ser incorporadas ao Plano Municipal de Saúde para o período de 2026 a 2029. Entre as propostas debatidas, destacaram-se aquelas alinhadas à realidade do Hospital Risoleta Neves, como o fortalecimento dos serviços de urgência e emergência.
Os eixos discutidos foram:
– Fortalecimento da Atenção Básica: Saúde da Família e da Comunidade;
– Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças
– Ampliação da Rede de Atenção Especializada e Serviços Complementares;
– Qualificação do Atendimento em Situações de Urgência e Emergência;
– Valorização e Capacitação dos Profissionais de Saúde;
– Fomento à Participação e Fortalecimento do Controle Social.
Ao final da conferência, os grupos apresentaram suas resoluções e encaminhamentos sobre os temas discutidos.