A data é celebrada no Brasil em comemoração ao nascimento do sanitarista Oswaldo Cruz, importante personagem na história da saúde pública brasileira, conhecido por atuar na análise de diversas epidemias, propondo, inclusive, a criação de soros e vacinas.
Aproveitamos esse dia para dar visibilidade a uma área da saúde que faz parte da rotina do Risoleta, a “Medicina Fetal”, que atua no atendimento materno-fetal, proporcionando cuidados especializados e personalizados para gestantes e seus bebês.
Na Maternidade do Risoleta, esse especialista, além de acompanhar a gravidez das pacientes, também atua em outras frentes, como:
- Exames e avaliações para monitorar o crescimento e desenvolvimento do feto, identificando possíveis problemas precocemente;
- Diagnóstico de condições para detectar malformações, doenças congênitas e outras condições que possam afetar a saúde do bebê;
- Tratamento de condições ainda dentro do útero, como cirurgias intrauterinas.
- Aconselhamento e suporte:
- Oferece orientação e apoio aos pais, principalmente em casos de gestações de alto risco ou com condições fetais complexas.
- Ajuda a identificar e tratar fatores de risco, como pré-eclâmpsia e parto prematuro, visando um parto mais seguro e saudável.
“A medicina fetal avalia o binômio materno fetal, tanto de maneira clínica quanto imaginonológica, além de realizar aconselhamentos durante a gestação trabalhando em equipe e de maneira complementar a obstetrícia convencional. A presença desse profissional na equipe da Maternidade do Risoleta amplia as competências clinicas e permite que situações críticas sejam tratadas aqui, mais próximas das pacientes e sem deslocamento para outros serviços. Devido à formação especifica, esse profissional consegue diagnosticar e tratar patologias e complicações graves que poderiam não ser vistas em tempo oportuno e poderiam levar a complicações graves para os pacientes, mãe e bebê”, destaca a Dra. Daniella Melo, coordenadora da Ginecologia e Obstetrícia do Risoleta.