UBS, UPA ou Hospitais

No momento você está vendo UBS, UPA ou Hospitais

Saiba qual serviço procurar para ser atendido no SUS

O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado em 1988 pela Constituição Federal para ser o sistema público de saúde da população brasileira, que hoje em dia tem mais de 190 milhões de pessoas. O sistema prevê acesso integral, universal e gratuito, mas também exige que o cidadão conheça seu correto funcionamento. Como o SUS é considerado um sistema ainda jovem em comparação aos existentes em outros países, é natural que boa parte da população ainda tenha dúvidas na hora de procurar atendimento.

Com serviços que vão desde assistência ambulatorial até o tratamento de doenças complexas como HIV, é importante que a população saiba quando procurar cada tipo de unidade do SUS.

UBS – Unidade Básica de Saúde

Também conhecida como posto de saúde ou centro de saúde, esse local está espalhado por diversos bairros e comunidades. Na UBS são ofertadas vacinas, exames e procedimentos menos complexos. Esse é o local que você deve buscar em casos de diarreia, resfriados e escoriações, por exemplo, e ter acompanhamento de doenças crônicas, como diabetes ou hipertensão.

UPA – Unidade de Pronto Atendimento

Diferente da UBS, a UPA tem atendimento 24h. Os casos aqui atendidos são os de urgências, como febre alta, desmaios e enxaquecas. A partir da UPA, se necessário, o paciente pode ser transferido para um Hospital.

Hospital

O Hospital oferece atendimento de alta complexidade, incluindo cirurgias, tratamentos clínicos e pronto-atendimento de casos com risco de morte iminente. Quando o paciente procura um Hospital, deve passar pela classificação de risco em uma sala de triagem (confira abaixo o Protocolo de Manchester).

Protocolo de Manchester

Esse processo existe para organizar a assistência e identificar quem necessita de atendimento imediato.

Agora que você já conhece tudo sobre as portas de entrada do SUS, compartilhe essas informações para que os usuários tenham um atendimento mais rápido e adequado em cada unidade.

Este post tem 2 comentários

  1. mabel

    fonte da informação? autor?

    1. Assessoria de Comunicação

      Olá, Mabel.
      O conteúdo foi produzido internamente, utilizando informações de canais do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde de MG e do Conselho Estadual de Saúde de MG, no sentido de orientar melhor o fluxo de pacientes, já que há muitas pessoas que desconhecem o funcionamento da rede. Caso tenha alguma contribuição, pedimos a gentileza de que nos envie!

Deixe um comentário