Um estudo realizado entre 2019 e 2020, foi publicado na revista Vascular Medicine, da Sociedade de Medicina Vascular da Inglaterra. A pesquisa, fruto da tese de doutorado de Guilherme de Castro Santos (ex-membro da equipe do Risoleta), orientado pelo professor Túlio Navarro (subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFMG e coordenador do Serviço de Cirurgia Vascular do Risoleta), aborda a acurácia do tempo de aceleração podal e o índice tornozelo braquial, importante parâmetro que auxilia na preservação do membro em pacientes com isquemia grave e pé diabético.
Além da UFMG, a pesquisa contou com cooperação internacional das Universidades de British Columbia e de Yale.
“Após a publicação, tem havido grande repercussão positiva na comunidade científica internacional, pois trata-se do primeiro trabalho que correlaciona este parâmetro com uma nova classificação internacional denominada “WIfI” (Wound, Ischemia, and foot Infection)”, destaca o dr. Túlio Navarro.
Acesse, em inglês, a íntegra do estudo: https://journals.sagepub.com/eprint/83D7TWPDTXDC9BJFRCIH/full
Sobre o Serviço de Cirurgia Vascular
Vale lembrar que o Serviço de Cirurgia Vascular do Risoleta é destaque em Minas Gerais e no Brasil, com indicadores assistenciais comparáveis a serviços de referência dos EUA e da Europa.
Com 16 anos de existência, a equipe multidisciplinar (médicos, nutricionistas, enfermeiros, fisioterapeutas e farmacêuticos) conta com profissionais que conciliam atividades de assistência, ensino e pesquisa. Os resultados alcançados na assistência aos pacientes do Hospital são expressivos: atendem cerca de 1500 pacientes por ano e evitam mais de 400 amputações e quase 100 mortes por ano.
