Setembro Verde: quantas vidas cabem em um sim?

No momento, você está visualizando Setembro Verde: quantas vidas cabem em um sim?

A campanha Setembro Verde reforça a importância da doação de órgãos para que outras pessoas tenham uma nova chance de vida. Atualmente, mais de 45 mil brasileiros aguardam na fila à espera de um órgão.

E o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos (27/09), ganha relevância, pois desde o início da pandemia da covid-19 o número de doações veem caindo drasticamente (cerca de 60% menor em relação aos anos anteriores).

Doação de órgãos no Risoleta

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Risoleta atua diariamente, desde 2007, na identificação de possíveis doadores no Risoleta, viabilizando o diagnóstico de morte encefálica, acolhendo os familiares de pacientes falecidos e oferecendo a eles a possibilidade da doação de órgãos e tecidos para transplantes.

Em 2021, mantendo esse mesmo contexto de pandemia e diante de uma nova queda nas taxas doação e de transplante, até o momento cerca de 51 pessoas puderam ter uma nova chance de vida através do gesto de generosidade das famílias acolhidas pela CIHDOTT que tem se esforçado para cumprir todos os protocolos de segurança para as famílias doadoras e seus receptores.

Sangue é vida

E neste ano, o Risoleta realiza sua campanha de doação de órgãos com um reforço sobre a importância de também doar sangue. Como somos um Hospital 100% SUS de urgência e emergência, o desabastecimento de sangue impacta diretamente na assistência à pacientes críticos inclusive nos transplantes de órgãos sólidos.

Saiba mais sobre doação de sangue na Fundação Hemominas.

Acesse a cartilha Doação de Órgãos e Tecidos” produzida pela CIHDOTT.

Deixe um comentário