Setembro Verde: incentivo à doação de órgãos e tecidos

  • Post category:Releases
You are currently viewing Setembro Verde: incentivo à doação de órgãos e tecidos

Atualmente, mais de 40 mil brasileiros aguardam na fila à espera de um órgão. A campanha Setembro Verde e o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos (ontem, 27/9) existem para reforçar a importância do tema.

Segundo o Ministério da Saúde, nos últimos anos o Brasil teve um aumento significativo no número de doações, passando de 6.426 cirurgias, em 2010, para 9.212, em 2019 (+ 43,3%). Mas este ano, com a pandemia da Covid-19 e as medidas restritivas, a previsão é que haja uma queda de mais de 60% em relação ao ano anterior.

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) atua diariamente, desde 2007, na identificação de possíveis doadores no Risoleta, viabilizando o diagnóstico de morte encefálica, acolhendo os familiares de pacientes falecidos e oferecendo a eles a possibilidade da doação de órgãos e tecidos para transplantes.

Em 2019, o Risoleta ajudou cerca de 120 pessoas por meio da doação de 02 corações, 08 fígados, 02 pâncreas, 24 rins, 84 córneas e uma artéria ilíaca.

Acesse aqui a cartilha “Doação de Órgãos e Tecidos” produzida pela CIHDOTT.

Acesse aqui o vídeo com depoimentos de duas pessoas beneficiadas pelo transplante de órgãos e uma linda apresentação do Coral Vozes do Risoleta. A saber, esse coral completa um ano de existência este mês – ele nasceu para homenagear as famílias doadoras, na campanha Setembro Verde 2019.