Proporcionar uma melhor qualidade de vida a um enfermo grave, amenizar o sofrimento do paciente e de seus familiares durante a evolução da doença, desmistificar a hora da partida e capacitar profissionais são algumas das premissas de atuação da Equipe de Cuidados Paliativos do Risoleta que, neste mês de abril, completa 13 anos.
Desde 2009, esse time multiprofissional (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, assistentes sociais e psicólogos) assiste pacientes acometidos por diversas patologias graves, como câncer, demência, falências orgânicas, AVEs (acidente vascular encefálico), quadros vasculares, etc.
Um destaque desse trabalho é a admissão precoce do paciente, ainda no Pronto-Socorro, com o acompanhamento durante seu percurso no Hospital. Outro aspecto central do cuidado é a boa comunicação entre equipe, paciente e família. Um dos meios de comunicação são as conferências familiares, que ocorrem diariamente nos diversos setores.
Ritual especial
Uma das práticas da equipe é um ritual em que profissionais e familiares se reúnem ao redor do leito do paciente que faleceu há pouco. Faz-se um minuto de silêncio para honrar a vida daquela pessoa, respeitando o fim do seu ciclo. Depois, abre-se espaço para expressão de qualquer sentimento ou palavras a respeito de quem se foi. É um momento simbólico e bonito.
Dados importantes dos Cuidados Paliativos no Risoleta
Nesses 13 anos, a equipe atendeu mais de
Número de pessoas internadas na Unidade de Cuidados Paliativos:
2019: 694
2020: 721
2021: 846
Número de atendimentos no Ambulatório de Cuidados Paliativos (egressos):
2019: 144
2020: 76
(interrompido pela pandemia)
2021: 165
Desfecho dos pacientes internados na Unidade de Cuidados Paliativos:
2019: Altas – 288 / Óbitos – 307
2020: Altas – 318 / Óbitos – 276
2021: Altas – 366 / Óbitos – 355
Linha do Tempo
2009: inauguração do atendimento com um simpósio pelas médicas horizontais da Clínica Médica, Ana Luisa Rugani Barcellos, Daniela Charnizon e Juliana Duarte. Iniciada a formação da equipe multiprofissional. Trabalho voluntário, com atendimento de interconsultas.
2012: transferência das médicas para trabalho exclusivo na equipe de Cuidados Paliativos (Dra. Ana Luisa e Dra. Daniela) e criação do atendimento de geriatria no Pronto-Socorro (Dra. Juliana).
2015: inaugurada a Unidade de Cuidados Paliativos, com 6 leitos, no 5º B. Ampliação da equipe multiprofissional própria.
2017: ampliação da Unidade de Cuidados Paliativos para 16 leitos. Criação de 8 leitos para internação de idosos frágeis. Mudança para o 6º A.
2018: inauguração do Ambulatório de Cuidados Paliativos para pacientes egressos e estruturação do cargo de enfermeiro interconsultor.
2019: 1° Programa de Residência Médica em Cuidados Paliativos de Minas Gerais, credenciado pelo MEC. Realização da 1ª edição do Curso Básico de Capacitação Multiprofissional em Cuidados Paliativos (que está em sua 4ª edição). Projeto Ressignificando a Vida, elaborado pela enfermeira Ana Marília Cunha em parceira com o Núcleo de Educação Permanente, que promoveu diversas oficinas com os técnicos de Enfermagem a fim de sensibilizar, acolher e trocar informações sobre pacientes.
2020: realização do 1º Curso de Dor. Na pandemia de Covid-19, foi elaborado um fluxograma de atendimento e estratificação de cuidados dos pacientes frágeis admitidos com infecção pelo novo coronavírus.
2020/2021: apoio nas decisões e controle de sintomas de pacientes internados com Covid-19 grave elegíveis para cuidados paliativos.
2021: criação do Ambulatório de Comunicação, espaço semanal para conferência entre equipe e pacientes/familiares, para ajustes de comunicação e decisões importantes relacionadas à doença e seu tratamento.
2022: ampliação do Ambulatório de Comunicação, sendo realizado duas vezes na semana. Início de nova modalidade de corrida de leito do setor, com o protagonismo dos técnicos de Enfermagem apresentando as informações dos pacientes atendidos por eles.
Equipe do Serviço de Cuidados Paliativos do Risoleta
























Técnicos de Enfermagem
Da esquerda para a direita – Eliane de Almeida, Renata Gonçalves, Marcos Antônio, Rafaela de Carvalho, Thalita Maira, Renato Rodrigues e Elisabeth de Sá.

Técnicos de Enfermagem
Da esquerda para a direita – Cosme Damião, Gesiane Ferreira, Márcia Silva, Neiriane Batista, Marinete Alves, Wanderlane Matos.

Técnicos de Enfermagem
Da esquerda para a direita – Eliana Alexandra, Sandra Campos, Elizandra Pinheiro, Fernanda Coelho, Elaine Antônio, Marilene Barbosa, Rafaela Bartolomeu.

Técnicos de Enfermagem
Da esquerda para a direita – Elexandra Silva, Clayton Carvalho, Luciana Gonçalves, Juliana Maura, Elecy Danascemo, Rosiane Soares.

