Na última sexta-feira (02/08), o Risoleta foi homenageado em uma reunião especial na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH). A atividade foi promovida pelo gabinete do vereador Dr. Bruno Pedralva, que foi residente médico do Hospital e atua em defesa dos serviços, das instituições e dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS).
A homenagem reforçou a importância do Risoleta na oferta de cuidados em saúde para cerca de 1,5 milhão de pessoas no Vetor Norte da capital e municípios vizinhos, além de sua história de 25 anos de resistência diante dos desafios como um Hospital Geral, com Maternidade, 100% SUS e porta aberta 24 horas/dia, com déficit financeiro e que vivencia, desde 2023, um cenário de superlotação.
O evento contou com a presença da Reitora da UFMG, Professora Sandra Goulart, de diretores anteriores e atuais do Hospital, de gestores e trabalhadores, de membros do Sintappi-MG, além de representantes do controle social. A homenagem foi uma oportunidade de firmar o compromisso da comunidade Risoleta em defesa da sustentabilidade institucional.
Confira a fala de quem participou:
“Cada unidade do SUS tem se esforçado como pode, e nós do Risoleta somos prova disso. Mas atitudes isoladas não conseguirão resolver o problema. É preciso que os governos atuem de forma alinhada, organizem políticas e destinem recursos financeiros capazes de suprir as necessidades vitais do sistema. Também é necessário mais planejamento e articulação. E não basta só o envolvimento dos governos e gestores de saúde: é fundamental o diálogo entre os vários atores sociais. Espaços de diálogo como este são fundamentais. Por isso, agradeço mais uma vez esta Reunião. Seguimos juntos por uma saúde melhor!”
Prof. Pedro Guatimosim Vidigal, Diretor-Geral do Risoleta
“Parabenizo os diretores anteriores e atuais, os trabalhadores e membros da comunidade Risoleta. É motivo de orgulho para nós da Universidade estar na gestão do Hospital junto com a Fundep para ofertarmos aquilo que é direito da população: saúde de qualidade. Esse é o papel das Universidades, servir a população, seja por meio de ensino, de serviços, da pesquisa ou da inovação. Guimarães Rosa, em sua obra, dizia que ‘a vida é um mutirão’. Vejo o Risoleta como um mutirão, uma soma de esforços coletivos para manter o Hospital a serviço de todos.”
Professora Sandra Goulart, Reitora da UFMG
“Gratidão. Reforço aqui minha gratidão a todos os trabalhadores do Risoleta que diariamente atuam para manter o Hospital sendo nossa referência para o cuidado em saúde. Sou de Venda Nova e é um orgulho fazer arte dessa comunidade.”
Neuma Soares, presidente do Conselho Local de Saúde do Risoleta
“O Risoleta é um Hospital que cuida, forma, luta e resiste. Por sua potência, importância e por estar em um local tão vulnerável, é dever de todos nós defender esse Hospital que qualifica os nossos colegas da área de saúde e atende a nossa população. Nossa luta aqui hoje é coletiva. Este encontro é fundamental para que o Risoleta entre na pauta no período pré-eleitoral diante das grandes preocupações relacionadas à sustentabilidade da instituição. Vamos vencer essa crise, mas precisamos nos organizar!”
Vereador Dr. Bruno Pedralva
“Agradeço pela oportunidade de estar aqui falando em defesa do Hospital onde trabalho e também em defesa de meus colegas, da importância de olharmos mais para os trabalhadores do Risoleta e suas demandas. É um orgulho fazer parte dessa história.”
Dayana Damasceno, trabalhadora do Risoleta e delegada sindical do Sintappi-MG