Nos dias 05 e 06 de julho, trabalhadores do Risoleta participaram do II Seminário da Nova Lei de Licitações e Contratos. O evento, organizado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde e de Políticas de Desenvolvimento da Região de Calcário (CISREC), reuniu servidores de 18 municípios do vetor norte de Belo Horizonte para a discussão da nova Lei de Licitações e Contratos (14.133/2021).
A coordenadora do setor de Compras do Hospital, Eliana Viana Pinto Coelho, foi palestrante e falou sobre “Boas práticas para melhorar o desempenho das compras públicas”. Além da equipe de Compras, membros do Financeiro e da Engenharia Hospitalar puderam participar das discussões sobre a nova legislação, cuja aplicação passa a ser obrigatória a partir de 30 de dezembro.

“O Seminário tratou da Lei com a visão de gestão, instruindo sobre planejamento, contratos, termos de referência e estudos técnicos preliminares. Foi uma oportunidade para o conhecimento da aplicação da legislação que traz a possibilidade de um processo mais célere, focado no desempenho das instituições como um todo”, afirma Eliana.
No Risoleta, a Lei 14.133/2021 é aplicada de forma subsidiária, ou seja, quando há alguma omissão no Decreto Federal 8.241/2014 – que orienta os processos de compras –, as aquisições são baseadas nas orientações contidas nela.
“O Seminário foi de grande importância para nós, responsáveis pelas compras realizadas no Risoleta, que tem se utilizado de algumas prerrogativas da nova lei em suas licitações, e com a participação no evento conseguimos observar que estamos no caminho certo, realizando nossas compras com segurança, economia, transparência e eficiência para atender toda demanda do Hospital”, opina a compradora Simone Cristina Pereira.
Os conhecimentos repassados no evento também são úteis para outras áreas do Hospital que demandam a compra de insumos para sua atuação, como a Engenharia Hospitalar. É o que relata Lucas Felipe, supervisor de insumos e sistemas da Engenharia do Risoleta:
“Foi uma experiência muito proveitosa, principalmente para gente que trabalha nos setores que demandam processos de compras. Atuo na interface entre a Engenharia e o Compras, então entender um pouco da rotina do outro setor permite fazer um planejamento bem-feito, com justificativas bem embasadas, o que deixa o processo mais ágil, com o menor gasto de recursos. A nova lei proporciona mais segurança e condições de aproveitar esses processos.”
Muito bom, Eliana! Seu profissionalismo nos inspira!